Conta Loios

postais

Rosto do Ano 2022 – Área da Solidariedade
«Movimento Cahecóis Solidários – Escola Augusto Cabrita»

Rosto do Ano 2022 – Área da Solidariedade<br>
«Movimento Cahecóis Solidários – Escola Augusto Cabrita»<br>
A Liga dos Amigos da Escola Secundária Augusto Cabrita lançou o desafio e do sonho nasceu o projecto de criação de um laço humano que ligou as escolas do Agrupamento Augusto Cabrita ao Hospital do Barreiro, através de milhares de cachecóis que foram confecciondaos de forma voluntária e apaixonada por centenas de pessoas, que, desta forma, ligaram a escola à comunidade, num abraço de agradecimento ao Hospital do Barreiro, no pós-pandemia.

Foram mais 2000 metros de «cachecóis solidários» confeccionados com amor, que, posteriormente foram transformados em «mantas solidárias» e distribuídas, pelo natal, a famílias e instituições, para aconchegar e partilhar o calor humano.

O projeto teve início no dia 7 de fevereiro de 2022, dia em que a Liga dos Amigos da ESAC comemorou o 16.º aniversário.
A ideia nasceu após o período de pandemia tendo como objectivo unir a escola à comunidade e prestar um abraço de gratidão aos profissionais de Saúde que estiveram na linha da frente nos dias de confinamento e de luta pela vida.

No dia 7 de junho, alunos, familiares, professores e Auxiliares de Educação uniram as mãos e formaram um abraço de solidariedade pelas ruas do Barreiro, ligando a escola às comunidade e a comunidade aos profissionais de saúde – Hospital do Barreiro.
Este abraço solidário de gratidão que se transformou num enorme carinho de afectos, foi no ano 2022, uma marca da vida barreirense, um exemplo vivo de uma cultura de solidariedade que faz parte da história do concelho do Barreiro.

Por todas estas razões, foi atribuído ao «Movimento Cachecóis Solidários – Escola Augusto Cabrita», a distinção «Rosto do ano Solidariedade.

Nota - A distinção «Rostos do Ano» é atribuída anualmente pelo jornal «Rostos», sendo resultado de uma decisão colegial assumida por um colectivo composto por: António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

08.01.2023 - 14:50

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.