Conta Loios

postais

Rosto do Ano 2022 – Na área da Memória
Eurico Garrido

Rosto do Ano 2022 – Na área da Memória<br>
Eurico Garrido Eurico Garrido, prestigiado médico, homem de grande humildade e humanista, uma homem de intervenção e acção civica, que deu um contributo decisivo e de referência para a instalação do Hospital do Barreiro.

Eurico Garrido, nasceu em Vila Nova de Gaia no ano de 1940, tendo concluído a Licenciatura em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1964, passou como interno de Neurocirurgia no Centro Hospitalar de Coimbra e entre os anos de 1966 e 1968 como médico do Quadro Comum do Ultramar, em Moçambique.
Eurico Garrido esteve na linha da frente quando em 1964 abriu o serviço de urgência do Hospital do Barreiro, nas antigas instalações onde agora funciona a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, onde afirmou – “começámos a trazer para o Barreiro a medicina que se fazia no mundo”.

Um homem agraciado com a distinção de Profissional do Ano 2007, pelo Rotary Club do Barreiro e que recebeu o galardão «Barreiro Reconhecido», atribuído pela Câmara Municipal do Barreiro, no ano 2015.
Um profissional que foi galardoado com o Título de Cirurgião pela Ordem dos Médicos em 1970.

Foi Director do Hospital de Nª Srª do Rosário, no Barreiro, entre os anos de 1985 e 2003.

São muitos profissionais da área da saúde que afirmam se o Barreiro continua a ter um dos bons hospitais do país – “isso em grande parte o devemos ao Eurico Garrido”.
Foi um homem que sempre cultivou a amizade, homem humilde de grande coração, deu muito do seu saber e de si ao Barreiro, um profissional que sempre defendeu que um hospital – “se não estiver inserido na sua comunidade, e se a comunidade também não trabalhar com ele, não se desenvolve”.

Por tudo o que deu ao concelho do Barreiro, pelo seu humanismo, é atribuída a Eurico Garrido a distinção Rosto do Ano 2022 – na área da Memória.

Recorde-.se que, a distinção «Rostos do Ano» é atribuida anualmente pelo jornal «Rostos», sendo resultado de uma decisão colegial assumida por um colectivo composto por :António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

12.01.2023 - 00:23

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.