Conta Loios

postais

Rosto do Ano 2022 – Área da Cidadania
associação VULTOS DA NOSSA TERRA

Rosto do Ano 2022 – Área da Cidadania<br>
associação VULTOS DA NOSSA TERRA A associação VULTOS DA NOSSA TERRA, tem vindo a desenvolver diversas actividades de valorização da memória do concelho do Barreiro, e, através das suas iniciativas tem dado um importante contributo, para a valorização da identidade barreirense, promoção da cidadania e conhecimento da história local.

A associação VULTOS DA NOSSA TERRA nasceu informalmente em 16 de Abril de 2019, num encontro de fundadores reunidos naquela data nas instalações da Biblioteca Municipal do Barreiro.
No essencial, a VULTOS DA NOSSA TERRA, desde a sua fundação, assenta em alguns pilares cuja construção resulta da longa e persistente entrega dos seus membros aos assuntos da Cultura local.
No dia 18 de Junho de 2022, promoveu no Barreiro um grandioso desfile cívico, dos Paços do Concelho para o Largo do Casal, com envolvimento do movimento associativo local, e participação de centenas de pessoas, pelas ruas do centro da cidade, talvez, o primeiro grande acontecimento público no pós-pandemia.
Esta acção civica teve por finalidade comemorar o Centenário da histórica Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, recordando acontecimento que ocorreu, na então vila do Barreiro, no ano de 1922, para atribuir ao Largo do Casal o nome de Gago Coutinho e Sacadura Cabral. Neste ano de ano de 2022 foi descerrada uma lápide, comemorativa do Centenário da histórica Travessia Aérea do Atlântico Sul.
A associação VULTOS DA NOSSA TERRA, tem vindo igualmente a promover iniciativas de âmbito cultural, por exemplo, apostando na divulgação da vida e obras de personalidades que se inscreveram na história do Barreiro e na vida nacional, caso de Jorge Teixeira ou Manuel Cabanas.
A associação VULTOS, é composta por voluntários e desenvolve a sua acção em prol da cultura, sendo um dos seus objectivos contribuir para preservar a memória do concelho, porque, considera que “um Povo que não preserve a sua História e não construa pontes e consensos sociais ficará inexoravelmente entregue às imprevisibilidades contingenciais do futuro”.
A VULTOS está sediada actualmente em instalações cedidas pela Escola de Jazz do Barreiro

Pelo seu trabalho de valorização da cidadania e de motivação para a participação civica a associação VULTOS DA NOSSA TERRA, recebe a distinção Rosto do Ano 2022, na área da Cidadania.

Recorde-.se que, a distinção «Rostos do Ano» é atribuida anualmente pelo jornal «Rostos», sendo resultado de uma decisão colegial assumida por um colectivo composto por :António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

12.01.2023 - 14:01

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.