Conta Loios

postais

Rosto do ano 2022 – Área Ambiente
Rio Coina – autoestrada ao serviço da biodiversidade

Rosto do ano 2022 – Área Ambiente<br />
Rio Coina – autoestrada ao serviço da biodiversidade A apresentação do estudo «RIO COINA – autoestrada ao serviço da biodiversidade após 2000 anos de atividade humana», que lança o repto e as ideias base para implementação de um novo paradigma para o concelho do Barreiro como «Cidade Jardim Mediterrânica», foi uma marca ao nível da temática do Ambiente no ano 2022.

Este projecto, «RIO COINA – autoestrada ao serviço da biodiversidade após 2000 anos de atividade humana», teve como responsável politico João Pintassilgo, quando exerceu a responsabilidade de vereador com o Pelouro do Ambiente.
Na base da implementação deste estudo – projecto está a criação do Gabinete do Corredor Ecológico do Rio Coina, sob a Coordenação do Arquitecto Luis Pedo Cerqueira.
A equipa envolvida neste projecto, para além do responsável politico – João Pintassilgo; o Coordenador do Gabinete do Corredor do Coina – Luis Pedro Cerqueira, envolveu António Camarão, historiador- arqueólogo, do Espaço Memória.

Participaram nos trabalhos do estudo João Paulo Lopes, e os estagiários de acesso à Ordem dos Arquitectos - Rafael Serra e Emanuel Ferreira.
O Prefácio da obra editada com o estudo «RIO COINA – autoestrada ao serviço da biodiversidade após 2000 anos de atividade humana» é de, Nuno Banza, engenheiro do Ambiente, Presidente do instituo da Conservação da Natureza e das Florestas.
O Posfácio da obra é de José Augusto Batista, biólogo.

«RIO COINA – autoestrada ao serviço da biodiversidade após 2000 anos de atividade humana» um trabalho intenso, que abre caminhos para reflexão sobre o território do concelho do Barreiro e a sua importância ambiental, na sua biodiversidade na Área Metropolitana de Lisboa, recebe a distinção Rosto do Ano 2022, na área do ambiente.

Recorde-se que, a distinção «Rostos do Ano» é atribuida anualmente pelo jornal «Rostos», sendo resultado de uma decisão colegial assumida por um colectivo composto por : António Oliveira, jornalista da Lusa; Ana Lourenço Monteiro, ex-Directora do Jornal do Barreiro e António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».

17.01.2023 - 13:15

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.