postais
Assinatura da escritura foi feita no Barreiro
Nasceu a APCA - Associação para a Promoção das Cidades dos Afetos.

A assinatura foi feita no Barreiro, cidade onde se iniciou este movimento. Também foi no Barreiro que os Delegados de Saúde e Presidentes das Câmaras de Barreiro e Caldas da Rainha assinaram o compromisso de criação das duas primeiras Cidades dos Afetos.
A partir da interação entre os profissionais da Saúde Pública e as Escolas do concelho, foram criados os ícones do Movimento, nomeadamente a Maçã dos Afetos o Dia dos Afetos e a Hora do Abraço. Também foram os jovens das escolas do Barreiro que ao saírem das suas escolas e interagirem com a população, distribuirem abraços ou acarinharem velhos em lares, abriram caminho ao conceito da Cidade dos Afetos. Atualmente já são 19 os municípios aderentes, tendo a adesão sido suspensa desde março de 2020 devido à pandemia covid-19.
A criação da APCA pretende agilizar os mecanismos de adesão e mobilização das comunidades de modo a alargar o número de Municípios aderentes, e a dinamizar a rede criada promovendo iniciativas que permitam a troca de experiências e a consolidação dos valores do Movimento Cidades dos Afetos - MCA.
Entre os 17 sócios fundadores, encontravam-se Mário Durval, iniciador do movimento, Carlos Humberto Carvalho e Fernando Tinta Ferreira, presidentes das câmaras à data da criação das primeiras Cidades dos Afetos, Júlia Mendes, professora destacada na Unidade de Saúde Pública que assegurou a articulação permanente com as escolas do Barreiro e ainda outros profissionais de saúde, professores e outros envolvidos na dinâmica dos afetos no Barreiro, Caldas da Rainha e Cascais.
14.02.2023 - 19:40
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.