postais

Assinatura da escritura foi feita no Barreiro
Nasceu a APCA - Associação para a Promoção das Cidades dos Afetos.

Assinatura da escritura foi feita no Barreiro<br />
Nasceu a APCA - Associação para a Promoção das Cidades dos Afetos. O dia 11 de fevereiro é, desde há uma dúzia de anos, o Dia dos Afetos. Para celebrar a data, aqueles que iniciaram nas escolas e nas cidades os Movimentos das Cidades e Escolas de Afetos, assinaram a escritura de constituição da APCA - Associação para a Promoção das Cidades dos Afetos.

A assinatura foi feita no Barreiro, cidade onde se iniciou este movimento. Também foi no Barreiro que os Delegados de Saúde e Presidentes das Câmaras de Barreiro e Caldas da Rainha assinaram o compromisso de criação das duas primeiras Cidades dos Afetos.

A partir da interação entre os profissionais da Saúde Pública e as Escolas do concelho, foram criados os ícones do Movimento, nomeadamente a Maçã dos Afetos o Dia dos Afetos e a Hora do Abraço. Também foram os jovens das escolas do Barreiro que ao saírem das suas escolas e interagirem com a população, distribuirem abraços ou acarinharem velhos em lares, abriram caminho ao conceito da Cidade dos Afetos. Atualmente já são 19 os municípios aderentes, tendo a adesão sido suspensa desde março de 2020 devido à pandemia covid-19.

A criação da APCA pretende agilizar os mecanismos de adesão e mobilização das comunidades de modo a alargar o número de Municípios aderentes, e a dinamizar a rede criada promovendo iniciativas que permitam a troca de experiências e a consolidação dos valores do Movimento Cidades dos Afetos - MCA.

Entre os 17 sócios fundadores, encontravam-se Mário Durval, iniciador do movimento, Carlos Humberto Carvalho e Fernando Tinta Ferreira, presidentes das câmaras à data da criação das primeiras Cidades dos Afetos, Júlia Mendes, professora destacada na Unidade de Saúde Pública que assegurou a articulação permanente com as escolas do Barreiro e ainda outros profissionais de saúde, professores e outros envolvidos na dinâmica dos afetos no Barreiro, Caldas da Rainha e Cascais.

14.02.2023 - 19:40

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.