postais
Sherlock Holmes
A origem da personagem do célebre detective

Foi na ultima década do sec. XIX, que Sir Arthur Conan Doyle deu vida ao carismático detective e ao seu amigo médico como personagens imprescindíveis às lides forenses Britânicas.
O que pode, ainda, ser desconhecido para muitos apreciadores do género literário e do autor em particular é a origem do personagem advir do contexto real da sua juventude.
De facto Arthur Doyle formou-se em Medicina na Universidade de Edimburgo e ao tempo da frequência universitária tornou -se assistente do professor/cirurgião e reconhecido patologista forense Dr. Joseph Bell. Este peculiar médico utilizava um método próprio baseado na observação e dedução para fazer o diagnóstico, considerando-o como base do trabalho de investigador forense na obtenção do resultado certo.
"Todos os pormenores importam e influenciam” constituía a frase tópico inerente à sua actuação!
Por conseguinte e de acordo com o próprio Sir Arthur, terá sido o seu exemplo, (pautado pelo rigor, perspicácia e isenção na pesquisa) que propiciou, mais tarde, a criação de Sherlock.
Também espelhado na vida real surge amiúde, na sua extensa obra, a alusão ao recurso a opiáceos do personagem principal, pois na verdade Conan Doyle tentava obter solução para a nevralgia que o afligia, propondo-se encontrar (também para os pacientes) uma solução química através do desenvolvimento de experiências laboratoriais, numa fase profissional em que se estabelecera por conta própria.
A bem sucedida dupla Holmes e Dr. Watson são, portanto, a recriação ficcionada do professor e do aluno de Edimburgo fazendo ao longo dos tempos as delícias dos leitores de romance policial/criminal na resolução dos crimes considerados indecifráveis através dos enredos mais macabros e sinistros deixando os leitores perplexos com as brilhantes deduções e perspicácia particular que escapa ao mais atento observador, inclusivamente aos investigadores policiais.
As suas aventuras foram adaptadas e transpostas para o ecrã (TV e cinema) e neste segmento fica a sugestão para assistir à série biográfica de Sir Arthur Conan Doyle, recentemente transmitida pela RTP, sob o título “A origem obscura de Sherlock Holmes”.
“Elementar” meus caros…
Rute Pio Lopes
Fonte: The Dark Beginnings of Sherlock Holmes
Com Argumento de Paul Billing, Daniel Boyle, Stephen Gallagher, David Pirie e Realização de Paul Seed, Tim Fywell, Simon Langton
30.03.2023 - 15:16
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.