postais
O cansaço…
Por Ana Paula Nereu>
Barreiro

A palavra cansaço, no seu sentido lato, é “um sintoma físico ou mental que está diretamente relacionado ao esforço realizado ao longo do dia”. E pronto, resume-se, tão só, a estas duas “moradas”, o corpo e a mente.
Saí para indagar entre aqueles que partilham o meu dia a dia, para tentar perceber como as duas “moradas” se comportam em cada um de nós. Para além do aspeto físico, transversal a todas as idades e situações, o mental foi o mais debatido…
O cansaço mental deriva de um conjunto de fatores que diferem, ou se aproximam, da totalidade dos meus indagados ao resumirem que o estado anímico contribui para essa sensação de fardo pesado, de angústia e ansiedade.
Também se referiram à Saudade como contributo para o cansaço, a saudade dos “ausentes e dos presentes”, saudade dos tempos em que eram mais fáceis as relações interpessoais e em que o coletivo, contrariamente ao que era expetável em quase fim de Pandemia que se tornou menos sensível e mais egoísta, era mais solidário e atencioso com o próximo.
Resumindo, o cansaço dói no corpo e na alma…
Aos 30 dias de Março de 2023
Ana Paula Nereu
Fotografia : Rute Pio Lopes
31.03.2023 - 21:49
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.