postais

5 Euros em circulação a partir de 1 de Junho
Joana Bruno do Barreiro é a autora da nova moeda

5 Euros em circulação a partir de 1 de Junho<br>
Joana Bruno do Barreiro é a autora da nova moeda De arqueóloga a ilustradora científica, Joana Bruno, nascida no Barreiro é a autora da nova moeda de 5 Euros que entra em circulação no dia 1 de Junho. Esta é a terceira e última moeda comemorativa, da série “Dinossauros de Portugal”, emitida pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

À semelhança das duas primeiras moedas da série, esta também foi desenhada por Joana Bruno. A moeda reproduz o Miragaia longicollum, dinossauro que habitou a Terra durante o Jurássico Superior, há 150 milhões de anos.
De acordo com o plano numismático da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, vão ser emitidas 30 000 moedas de cuproníquel e 3000 com acabamento em prata proof.

A nova moeda apresenta, no anverso, as vértebras cervicais do Miragaia longicollum, bem como o seu crânio e as placas ósseas que acompanhavam a coluna vertebral do animal. Já o reverso da moeda apresenta a representação em vida do imponente estegossauro.
Na versão prata proof da moeda comemorativa o Miragaia longicollum surge colorido, com a curiosidade adicional de brilhar no escuro.

Joana Bruno nasceu no Barreiro em 1987 e actualmente vive em França. Licenciou-se e fez a Pós-graduação em Arqueologia pala Universidade Nova de Lisboa.
Em 2014 concluiu o Mestrado em Ilustração Científica, no ISEC - Instituto Superior de Educação e Ciências /Universidade de Évora, com vários projectos de ilustração biológica e paleontológica, sendo o projecto final dedicado à ilustração de espécies fósseis de Angola. O Mestrado teve a orientação de Pedro Salgado e Octávio Mateus. A Joana foi agraciada com o Prémio Novo Banco (2013-2014), para o melhor aluno de Mestrado da Universidade de Évora.

Depois de obter uma bolsa Individual de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre 2015 e 2021, fez na Universitat Autònoma de Barcelona, o Doutoramento em Arqueologia Pré-Histórica, com um projecto de investigação em aproximação facial forense e sua aplicação em +40 indivíduos da Idade do Bronze Argárica.

Mas não ficou por aqui, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, fez na Barcelona Academy of Art, em 2019 e 2020, um Curso em Desenho e Escultura que consistiu num programa intensivo, baseado nos métodos das Academias de Arte do século XIX, adaptados ao mundo actual, com ênfase na representação da figura humana a partir de modelos ao vivo.

Por fim, entre Setembro 2022 e Março de 2023, participou em Atenas num curso intensivo de escultura figurativa.
Joana é uma ilustradora científica premiada, com experiência e conhecimento da área, o que levou a que tenha sido convidada pela Casa da Moeda, para desenhar e modelar em baixo relevo, esta série de moedas de coleção dedicada aos Dinossauros de Portugal.
O seu trabalho na área da ilustração científica em Portugal e no estrangeiro, estende-se pelo ensino, ilustração etnográfica e reconstruções paleontológicas. Foi membro da Guild of Natural Science Illustrators e editora executiva do Journal of Natural Science Illustration. É também autora e ilustradora de várias livros.

Além disso, tem participado em várias exposições colectivas, em Portugal e no Estrangeiro. No Barreiro, o seu trabalho esteve exposto, em 2014, no AMAC - Auditório Municipal Augusto Cabrita na exposição colectiva Desenho e Ciência: mostra de Ilustração Científica.

Anabela Carreira

VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=jornalrostos&set=a.700805655386585

01.06.2023 - 14:19

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.