postais

Na Galeria da Igreja de Santo André – Barreiro
Exposição Fotográfica – uma viagem pelas memórias da comunidade

Na Galeria da Igreja de Santo André – Barreiro<br />
Exposição Fotográfica – uma viagem pelas memórias da comunidade Até ao próximo mês de Novembro, está patente ao público, na Galeria da Igreja de Santo André, no Barreiro, uma Exposição fotográfica de António Nunes Barata que, para além de prestar uma homenagem à acção pastoral do Padre Azevedo, proporciona uma viagem pelas memórias da comunidade, dando rostos ao quotidiano e recordando acontecimentos que estão inscritos na história do concelho do Barreiro.

A exposição pretende sensibilizar a comunidade para o papel e dinâmica das vivências do padre Azevedo, neste ano que se celebra a comemoração do 60º aniversário da Ordenação Presbiteral do Padre Armando Augusto Azevedo.
Uma exposição composta de 142 fotografias, de António Nunes Barata, que permitem viajar por acontecimentos que estão inscritos em 42 anos de vivências do Padre Azevedo, em Santo André.
P
ara além das fotografias, a exposição contam com uma ampla diversidade de textos, testemunhos de paroquianos que ao longo dos anos partilharam os sonhos e as ambições, o trabalho quotidiano da acção do Padre Azevedo, assim como de dirigentes associativos, autarcas, escuteiros, politico locais, palavras escritas, umas com emoção que se sente na ternura e carinho, outras com racionalidade de quem com ele conviveu e sentiu a importância do seu serviço civíco, em momentos de tristeza e luta pela vida.
Uma exposição que retrata as suas epopeias ne luta pela construção da Igreja de Santo André. Um espaço que valorizou o património religioso e cultural do concelho do Barreiro.

Uma exposição que proporciona encontro com rostos, muitos Rostos, que fazem a história do concelho. Alguns já partiram.
Uma exposição que emociona, pelo encontro com a memória, e que, é um bom exemplo de como a fotografia que regista os instantes, inscreve cada presente na memória, fazendo história e dando dimensão à identidade de uma comunidade.
Gostei de viajar por dentro destas memórias e senti a energia do Padre Azevedo, que tive o prazer de entrevistar e deixar, aqui nas páginas do jornal Rostos, memórias das sua vida, dos seus sonhos e esperanças.

António Sousa Pereira

NOTA - A exposição fotográfica com os trabalhos de Antonio Nunes Barata Photograpy, pode ser visitada às Terças e Quintas, das 15,30 às 18,30h. Aos Domingos das 10 às 11 e das 12 às 13h. Aos Sábados das 16,30 às 18h.
Durante o mês de Agosto o horário da 3ª e 5ª poderá ter que ser suspenso recomeçando em Setembro, com o horário referido, estando patente ao público até Novembro.

05.08.2023 - 19:48

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.