postais

Barreiro - Foto do Dia
João «Matateu» um barreirense das margens do Tejo

Barreiro - Foto do Dia<br />
João «Matateu» um barreirense das margens do Tejo Seu nome, para toda a gente é «O Matateu», ou melhor dizendo «João Matateu», um homem das margens do Rio Tejo, que viveu a sua infância brincando pelas ruas do Barreiro Velho e correndo descalço pelo areal que se estendia ao longo do que é hoje designado Passeio Ribeirinho Augusto Cabrita, a marginal do jardim- avenida vulgarmente conhecida por Avenida da Praia.

O João Matateu, é um braço direito do Virgilio que é Gerente do Café - Bar do Grupo Dadores de sangue do Barreiro, uma esplanada que frequento com alguma regularidade, um lugar onde posso, tranquilamente saborear um café, ou petiscar a olhar o silêncio do Tejo.
Uma destas manhã, fotografei o João Matateu, um registo disse-lhe para o jornal Rostos.
E trocámos breves palavras, ele recordou que o nome «Matateu» tem origem nos célebres bolos «os matateus» que ele adorava e que lhe eram oferecidos pela D. Zulmira da Boleira do Parque. - "Fiquei o João Matateu, porque bebia sempre o meu galão e comia o matateu", disse.
Na conversa recordou com saudade a Ti Zulmira, o Toni, o Alexandre, pessoas que estão na memória de muitos barreirenses. Também recordo. Muito especialmente o meu amigo Toni Vieira.
O João Matateu sorriu, em pose, com a sua camisola do Futebol Clube Barreirense.

Aqui fica este registo do quotidiano e uma abraço ao amigo Matateu,

S.P.

14.11.2023 - 17:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.