postais

Barreiro - No ano que se celebra o centenário do nascimento
Nathércia do Couto na toponímia Lavradiense

Barreiro - No ano que se celebra o centenário do nascimento<br />
Nathércia do Couto na toponímia Lavradiense Na reunião da Assembleia Municipal do Barreiro, foi aprovada uma saudação evocativa do centenário do nascimento de Nathércia do Couto, a primeira Maestrina portuguesa, natural do Lavradio, concelho do Barreiro.

Na referida saudação, apresentada por João Pintassilgo, em nome do Grupo de Deputados do Partido Socialista, sugere-se à Comissão Municipal de Toponímia a inclusão do Nome «Nathércia Couto» na toponímia do Concelho.

Neste ano que se celebra o centenário da Maestrina será justo que esta efeméride seja o momento de reconhecimento desta prestigiada personalidade, na toponímia local.

Recorde-se que Nathércia Couto» que foi agraciada com o galardão Barreiro Reconhecido na área da Cultura, Artes e Letras.

Em conversa com familiar e lavradienses lancei o repto de ser dinamizado um abaixo-assinado, no sentido de ser atribuído, ao Largo/Praça/Praceta, junto à Escola do Ensino Básico nº 2 e Piscina Municipal do Lavradio, o nome de Nathércia do Couto.
Tenho registado a adesão de várias pessoas que, com carinho, consideram uma justa e merecida forma de ligar o nome da Maestrina à terra que a viu nascer.

Por essa razão, hoje e aqui, fica este repto e a sugestão para que a Comissão de Toponímia possa avaliar e, naturalmente, que a Câmara Municipal do Barreiro, a quem compete tomar a decisão, assim como a União de Freguesias do Barreiro e Lavradio, possa dar o seu parecer.

Naturalmente, aqui deixo o desafio aos eleitos na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesai do Lavradio, assim como aos associados e dirigentes da SFAL, colectividade indissociável do nome de Nathércia do Couto, para que, todos, juntemos as nossas vozes, e , possamos celebrar o centenário da Maestrina com uma cerimónia pública que envolva a escola - a Escola de Música Nathércia do Couto e, com este centenários, honremos a história da música do concelho do Barreiro.

António Sousa Pereira
TE – 180
Equiparado a Jornalista

19.03.2024 - 16:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.