postais

BARREIRO - Distinção internacional recebe nome de barreirense
Prémio Engenheiro Monteiro Leite

BARREIRO - Distinção internacional recebe nome de barreirense<br>
Prémio Engenheiro Monteiro Leite No ano de 2004 foi instituído o Prémio Engenheiro Monteiro Leite, um galardão criado para homenagear um barreirense, um homem de cultura de grande saber, que foi o primeiro Presidente da Direção da APMI- Associação Portuguesa de Manutenção Industrial.

Engenheiro Monteiro Leite, um nome ligado ao saber da cultura da CUF, distinguiu-se ao nível nacional e internacional, pelo brilhantismo das suas actividades quer ao nível profissional, quer ao nível académico.

O seu contributo é reconhecido como um exemplo de “de forma ímpar para a divulgação da Manutenção em Portugal”, e, por essa razão foi criado este prémio, que é entregue no decorrer do Congresso Nacional de Manutenção.
No ano de 2023, no congresso que decorreu em Coimbra, a entrega do Prémio Engenheiro Monteiro Leite foi um dos momentos relevantes.

Prémio internacional abrange Portugal e Brasil

O Prémio Engenheiro Monteiro Leite foi criado com o objetivo de promover o interesse, o desenvolvimento e a divulgação de trabalhos no campo da Manutenção, como por exemplo na Gestão de Ativos, na Gestão e Engenharia da Manutenção, no Custo do Ciclo de Vida, na Terotecnologia, entre outros.
O Prémio Engenheiro Monteiro Leite é atribuído, como referimos, bianualmente ao melhor Artigo Técnico publicado nas revistas “Manutenção”, edições portuguesa e brasileira.
Os critérios de seleção e atribuição do prémio, utilizados pelo júri convidado, têm em consideração o valor científico, a utilidade, o valor prático e económico, a originalidade e a criatividade do artigo.

O Prémio Engenheiro Monteiro Leite, orgulha a cidade onde ele cresceu, constituiu família, a cidade que ele tinha no coração, onde viveu intensamente a sua vida profissional, um homem que era uma referência da cultura e das práticas que marcaram diferentes gerações – esse Barreiro industrial, essa escola de vida.
Monteiro Leite era natural de Cabo Verde, terra onde seu pai foi Reitor do Liceu Gil Eanes. É pai de Ana Teresa Xavier, prestigiada médica barreirense.
Ao termos conhecimento da existência deste prémio, queremos aqui registar nas nossas páginas, para que conste, um nome que orgulha o Barreiro e as suas gentes.

António Sousa Pereira
TE – 180
Equiparado a Jornalista

31.05.2024 - 17:58

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.