postais
António M Cabrita do Barreiro
Assume Direção de Programação do Teatro Viriato em Viseu
António M Cabrita reconhece que esta instituição tem contribuído para o seu percurso, “não apenas enquanto artista, mas também como público, pessoa, companheiro, pai e amigo”. Reconhecimento esse que denota uma proximidade física e emocional a este projeto cultural e que teve um impacto positivo na escolha efetuada pela direção do Centro de Artes do Espectáculo de Viseu - Associação Cultural e Pedagógica (CAEV). A viver há já alguns anos em Viseu, António M Cabrita irá iniciar funções no dia 01 de outubro de 2024.
A escolha de António M Cabrita surge após um processo de seleção criterioso que valorizou a experiência profissional e artística, o conhecimento do território em que o Teatro Viriato se insere, a capacidade de gestão de projetos artísticos, a valorização da missão desta instituição e o espírito crítico necessário para que o Teatro Viriato se possa afirmar cada vez mais no panorama nacional e internacional das artes performativas como um exemplo de serviço público.
“A nossa preocupação neste processo foi a de encontrar uma pessoa com qualidades humanas de excelência, disponível para revigorar este projeto em conjunto com a equipa profissional e especializada do Teatro Viriato e que conseguisse alavancar esta instituição para mais 25 anos e potenciar o território onde ela se insere”, afirma a direção do CAEV, salientando que “António M Cabrita apresenta o perfil e percurso indicado para projetar o Teatro Viriato no futuro da inovação tecnológica, da sustentabilidade ambiental e económica, respondendo assim aos desafios emergentes, sem nunca esquecer o seu passado histórico”.
António M Cabrita propõe-se a articular uma visão “para o futuro deste espaço único, em sintonia com a trajetória que ele já percorreu e com as vastas possibilidades de futuro”. Pretende colocar em prática uma proposta de direção de programação que cumpra a missão que o CAEV definiu para o projeto Teatro Viriato e que a amplie, através de uma abordagem que facilite “conexões entre diferentes disciplinas artísticas, comunidades e contextos culturais respondendo de forma ágil e relevante aos desafios e transformações da sociedade contemporânea”.
“Reconhecendo o elevado padrão de qualidade e excelência da equipa, considero que o Teatro Viriato não só se mantém como um dos organismos culturais mais importantes do país, como também, a partir da sua localização estratégica no território nacional, numa área de crescente dinamismo social, tem o potencial de se afirmar, nos próximos anos, num projeto cultural e artístico singular, projetando-se de forma cada vez mais sustentada no futuro”, refere o novo diretor de programação.
O antigo diretor artístico, Henrique Amoedo, felicita a escolha e reconhece que António M Cabrita, é “um grande conhecedor do panorama artístico nacional e internacional”, que “sempre manteve uma proximidade com o Teatro Viriato”.
A direção do CAEV e a equipa do Teatro Viriato aproveitam o momento para, publicamente, desejar votos de sucesso a António M Cabrita.
26.09.2024 - 19:18
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.