postais

COMISSÃO DEMOCRÁTICA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO
Cumpriu a missão que lhe foi confiada
. COMEMORA 50 ANOS DO 25 ABRIL

COMISSÃO DEMOCRÁTICA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO<br>
Cumpriu a missão que lhe foi confiada<br>
. COMEMORA 50 ANOS DO 25 ABRIL No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, membros da Comissão Democrática Administrativa assinalaram, hoje, num almoço de convívio os 50 anos da revolução e a constituição da Comissão, um momento relevante da vida democrática e de valorização do Poder Local.

Marcaram presença neste almoço sete elementos da Comissão Democrática Administrativa da Câmara do Barreiro : Alfredo Matos, Álvaro Monteiro, Carlos Maurício, Joaquim Caetano, Joaquim Matias, Nuno Soares e Silveira Lopes.
Por impossibilidade pessoais não estiveram presentes : Alves Pereira, Helder Madeira, Manuela Covas e Raúl Malacão.

Comissão composta por dezanove cidadãos

Recorde-se que foi no dia 6 de maio de 1974 que foi constituída a Comissão Democrática Administrativa da Câmara Municipal do Barreiro, composta por dezanove cidadãos, nessa data assumiu a digna tarefa de dirigir o Município do Barreiro até à realização das primeiras eleições autárquicas livres que aconteceram em dezembro de 1976.
A Comissão Democrática Administrativa da Câmara Municipal do Barreiro foi presidida por Helder Fráguas.

Ouviu anseios da população

A Comissão Democrática Administrativa, durante três anos e conhecedora das graves realidades existentes no Barreiro:
- Ouviu anseios da população e em estreita ligação com os trabalhadores municipais organizou e garantiu o funcionamento regular dos Serviços.
- Criou Comissões com barreirenses de reconhecida qualidade profissional: Toponímia, Trânsito, Transportes, Arte e Arqueologia, Ambiente, Saúde, Cultura e Desporto.
- Promoveu o apoio à população organizada em 20 Comissões de Moradores cujo trabalho voluntário resolveu inúmeros problemas locais.
- Realizou plenários para ouvir e informar a população sobre a vida do Município.

Da salubridade â urbanização desordenada

Tomou medidas para reduzir e travar:
- A degradação dos arruamentos, da lixeira, da salubridade.
- A falta de esgotos, de abastecimento de água e de eletricidade em todo o concelho.
- A urbanização desordenada de especulação imobiliária e os bairros Ilegais.

Da reorganização e a estruturação dos serviços

A par de toda esta atividade do dia-a-dia, iniciou a reorganização e a estruturação dos serviços e a criação de um serviço de planeamento voltado para o desenvolvimento equilibrado do Barreiro.

Valeu a pena

A Comissão Democrática Administrativa da Câmara do Barreiro, a 1ª a ser instalada, com os seus 19 elementos, cumpriu a missão que lhe foi confiada.
Hoje, 11 desses elementos, celebraram os 50 anos do 25 de Abril assinalando o trabalho então desenvolvido no respeito pelos trabalhadores da autarquia e pelo Povo do Barreiro, e recordando os saudosos camaradas falecidos, convictos de que para todos valeu a pena!
O encontro decorreu, hoje, dia 30 de novembro, num almoço no restaurante “A Tentadora”, com a presença de 7 elementos, outros estiveram ausentes, mas presentes nas recordações e evocações de um tempo inscrito nas memórias do Poder Local e da construção do Portugal Democrático.

30.11.2024 - 20:35

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.