postais
COMISSÃO DEMOCRÁTICA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO
Cumpriu a missão que lhe foi confiada
. COMEMORA 50 ANOS DO 25 ABRIL
Marcaram presença neste almoço sete elementos da Comissão Democrática Administrativa da Câmara do Barreiro : Alfredo Matos, Álvaro Monteiro, Carlos Maurício, Joaquim Caetano, Joaquim Matias, Nuno Soares e Silveira Lopes.
Por impossibilidade pessoais não estiveram presentes : Alves Pereira, Helder Madeira, Manuela Covas e Raúl Malacão.
Comissão composta por dezanove cidadãos
Recorde-se que foi no dia 6 de maio de 1974 que foi constituída a Comissão Democrática Administrativa da Câmara Municipal do Barreiro, composta por dezanove cidadãos, nessa data assumiu a digna tarefa de dirigir o Município do Barreiro até à realização das primeiras eleições autárquicas livres que aconteceram em dezembro de 1976.
A Comissão Democrática Administrativa da Câmara Municipal do Barreiro foi presidida por Helder Fráguas.
Ouviu anseios da população
A Comissão Democrática Administrativa, durante três anos e conhecedora das graves realidades existentes no Barreiro:
- Ouviu anseios da população e em estreita ligação com os trabalhadores municipais organizou e garantiu o funcionamento regular dos Serviços.
- Criou Comissões com barreirenses de reconhecida qualidade profissional: Toponímia, Trânsito, Transportes, Arte e Arqueologia, Ambiente, Saúde, Cultura e Desporto.
- Promoveu o apoio à população organizada em 20 Comissões de Moradores cujo trabalho voluntário resolveu inúmeros problemas locais.
- Realizou plenários para ouvir e informar a população sobre a vida do Município.
Da salubridade â urbanização desordenada
Tomou medidas para reduzir e travar:
- A degradação dos arruamentos, da lixeira, da salubridade.
- A falta de esgotos, de abastecimento de água e de eletricidade em todo o concelho.
- A urbanização desordenada de especulação imobiliária e os bairros Ilegais.
Da reorganização e a estruturação dos serviços
A par de toda esta atividade do dia-a-dia, iniciou a reorganização e a estruturação dos serviços e a criação de um serviço de planeamento voltado para o desenvolvimento equilibrado do Barreiro.
Valeu a pena
A Comissão Democrática Administrativa da Câmara do Barreiro, a 1ª a ser instalada, com os seus 19 elementos, cumpriu a missão que lhe foi confiada.
Hoje, 11 desses elementos, celebraram os 50 anos do 25 de Abril assinalando o trabalho então desenvolvido no respeito pelos trabalhadores da autarquia e pelo Povo do Barreiro, e recordando os saudosos camaradas falecidos, convictos de que para todos valeu a pena!
O encontro decorreu, hoje, dia 30 de novembro, num almoço no restaurante “A Tentadora”, com a presença de 7 elementos, outros estiveram ausentes, mas presentes nas recordações e evocações de um tempo inscrito nas memórias do Poder Local e da construção do Portugal Democrático.
30.11.2024 - 20:35
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.