postais

De Kibera, no Quénia, para o Barreiro
Nicole - uma aluna exemplar e muito aplicada

De Kibera, no Quénia, para o Barreiro <br />
Nicole - uma aluna exemplar e muito aplicada Conheci a Nicole em 2012 quando fui fazer voluntariado no Quénia em 2012, na altura ela tinha 5 anos. Desde aí que a Nicole passou a maior parte da sua vida comigo. Vem de uma família numerosa, são 6 irmãs, de um dos maiores bairros de lata do mundo, Kibera. Vem da pobreza máxima que se possa imaginar.

Em 2022 surgiu a oportunidade da Nicole vir para Portugal durante o verão frequentar um curso intensivo de ballet, o seu talento, num conservatório de dança em Leiria e desde aí ela nunca mais quis regressar ao Quénia. Nos últimos dois anos , antes de vir para o Barreiro a Nicole viveu com duas diferentes famílias de acolhimento em Leiria mas está a viver no Barreiro desde Setembro onde já se sente em casa. Hoje em dia, com 17 anos, frequenta o curso profissional de turismo na Escola Secundária Augusto Cabrita. Faz dança contemporânea na Motus Academia de Dança e todos os dias estuda na biblioteca municipal do Barreiro. E em breve voltará a frequentar as aulas de ballet. A Nicole é uma aluna exemplar e muito aplicada que tem mostrado vontade de ter um futuro diferente, consideramos que tem capacidades para aproveitar esta oportunidade de vida, de sair do ciclo de pobreza em que está inserida para que possa ajudar não só a sua família, mas a comunidade a que pertence através desta oportunidade fora do Quénia.

Para além da Nicole a associação From Kibera With Love possibilitou que mais quarto crianças viessem para Portugal ao abrigo do intercâmbio de estudos, que conta com o apoio de várias escolas parceiras que oferecem bolsas de estudo.

Relembro que a FROM KIBERA WITH LOVE é uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) fundada por mim, que ajuda crianças desfavorecidas no Quénia com o objetivo de ajudar a transformar a vida delas e das respetivas famílias, tirando-as do contexto de pobreza extrema. Apoiamos crianças e jovens da favela de Kibera, em Nairobi. Kibera é uma das maiores favelas do mundo, onde a maioria da população vive abaixo do limiar da pobreza e em condições desumanas. Não existe água canalizada e a eletricidade é escassa. As famílias são numerosas e o índice de HIV, proveniente principalmente das violações que ocorrem frequentemente, é super elevado.

O nosso foco é garantir a educação qualificada e de qualidade às crianças desde o primeiro dia de escola até ao primeiro dia de trabalho, assegurar que têm acesso a cuidados de saúde e que fazem 3 refeições por dia. Além disso, temos um foco muito grande nas atividades extra curriculares e no desenvolvimento de outras competências.

A associação garante a continuidade do seu trabalho através de um programa de apadrinhamento de crianças e através de acções de angariação de fundos, nomeadamente através da venda de artesanato feito no Quénia pelas crianças e pelas mães. Para além disso a associação tem uma loja solidária de artigos, maioritariamente, em segunda mão no Centro Comercial Diamante cujas vendas revertem na totalidade para a continuação do trabalho desenvolvido no Quénia.

Marta Baeta

13.12.2024 - 00:34

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.