postais

Rotary Club do Barreiro
David Sobral, Astrofísico extragalático, recebe distinção «Profissional do Ano»

Rotary Club do Barreiro <br>
David Sobral, Astrofísico extragalático, recebe  distinção «Profissional do Ano» No passado dia 17, na Start’Up do Barreiro, o barreirense astrofísico David Sobral, doutorado e com pós-doc, que descobriu a galáxia distante mais brilhante, a CR7 (“COSMOS Redshift 7), recebeu a distinção “Profissional do Ano “ do Rotary Club do Barreiro, seguindo-se a sua palestra e apresentação do seu livro “ Qual é o nosso lugar no Universo”.

Qual o nosso lugar no Universo?

“O mundo da Astronomia não é sempre cor de rosa. Às vezes é totalmente o oposto! É uma área em que nem sempre se tem “um emprego”, daí um cientista astrofísico poder vir a acabar a trabalhar num banco. Por isso estou na indústria financeira. Mas continuo a publicar na área da Astronomia.
O livro fala dos bastidores da Ciência, da academia como um “David contra Golias”, tendo sido escrito antes do início da guerra da Ucrânia. A Astronomia faz-me olhar menos para o nosso umbigo e olhar mais para cima, ensina-me a sermos mais humildes. O livro fala, também, da evolução, de como a Terra foi vista como o Centro do Universo, sabendo, no nosso tempo, que roda em torno de si própria e em torno do Sol.

De onde vimos? De que somos feitos?

Shakespeare dizia que éramos feitos de poeira das estrelas. Veja-se o ADN celeste (espécie de poesia celeste) no espetro obtido no arco-íris: cada estrela tem o seu próprio ADN, tal como nós, que tem cada um o seu ADN. Em cada dia, vamos vendo coisas cada vez mais longe. A estrela mais antiga que conhecemos tem 14 mil milhões de anos, o que nos diz que o Universo tem pelo menos 14 mil milhões de anos. Continuamos a questionar e quando formos capazes de obter respostas para as nossas perguntas, deixaremos de ter perguntas; com a evolução da Inteligência Artificial e das aplicações, teremos cada vez mais respostas!

O que é a Matéria Escura?

Começou por ser necessária apenas para explicar como as galáxias disco rodavam, como CDs e, assim, provando a existência de matéria escura, contrariando as leis da física.

Será que estamos sozinhos?

Se selecionarmos aleatoriamente um ponto no céu, verificamos que num só ponto existem dezenas de milhares de galáxias, por isso pergunto: Será que estamos sozinhos? De certeza que não! O que mostra a nossa insignificância. E, citando o heterónimo de Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, porque também estudei literatura:

Não sou nada
Nunca serei nada
Não posso querer ser nada

Mesmo tendo consciência disso, ainda temos os nossos sonhos, como como Álvaro de Campos:

À parte isso, tenho em mim
Todos os sonhos do mundo

Qual a idade do Universo?

Em resposta a uma pergunta da assistência, David Sobral respondeu:
“Com a ajuda do telescópio Hubble, vai-se fazendo o mapeamento do céu, na sua imensa vastidão, mas não há um número fixo para o tempo da existência do Universo”.

Lina Soares
Rotary Club do Barreiro

18.02.2025 - 12:52

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.