postais

BARREIRO - II Edição do Concurso de Contos de História Local
Contou com a participação de 33 docentes, 31 turmas e 616 alunos

BARREIRO - II Edição do Concurso de Contos de História Local<br />
Contou com a participação de 33 docentes, 31 turmas e 616 alunos Ontem, o Auditório Municipal Augusto Cabrita encheu-se de professores, pais e alunos para o lançamento do livro que reúne os contos que participaram na II edição do Concurso de Contos de História Local, um projeto organizado pela equipa dos Caminhos (com) Sentidos das professoras Helena Pereira, Lina Heitor, Maria Eduarda Salgueiro e Maria Filomena Veloso.

Esta edição contou com a participação de 33 docentes, 31 turmas e 616 alunos, representando 5 agrupamentos escolares (do pré ao secundário) designadamente: AE Casquilhos, AE Álvaro Velho, AE Barreiro, AE Alfredo da Silva e AE Santo André.
O livro que compila os 22 contos é profusamente ilustrado por alunos do Barreiro, revelando que escritores, pintores e desenhadores trabalharam lado a lado, num mar de talento.
A inspiração para os contos veio das experiências e aprendizagens escolares, de memórias coletivas da cidade e das famílias dos jovens escritores ou até de livros, como foi o caso do conto “O velho moinho destruído” inspirado nos textos de Fernando da Motta, ilustrados por Cristina Arvana em “O Rio, os Moinhos e a Gaivota”, uma edição da Câmara Municipal do Barreiro.
Citando a professora Brígida Trindade, do AE do Barreiro, no prefácio do livro “Barreiro. Passado, Presente e Futuro”, que reúne os 22 contos “esta atividade promoveu a escrita criativa de forma didática e pedagogicamente entusiasta, o que resultou em aprendizagem genuína. Foi uma experiência inovadora e enriquecedora, porque permitiu dar voz ao aluno enquanto autor, contribuindo para a valorização da autoestima através da leitura, da escrita e da ilustração. Trata-se de uma atividade transversal de sucesso a todos os níveis, pois envolve aplicação de saberes, atitudes e valores.”
Além da escrita e desenho, também a música esteve presente nesta bonita cerimónia, com o Clube de Música dos Casquilhos, que tocou e cantou dois temas com raízes barreirenses: a “Canção do Mar” do maestro Ferrer Trindade e “Lá fora, a cidade” do grupo de rock progressivo Perspectiva.

03.04.2025 - 10:23

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.