postais
Prémio Literário Rotary Club do Barreiro 2025 - Conto
Venceu «A Alma Perdida» de Laura Araújo Gonçalves
. 11ºº ano, Escola Secundária de Santo André.

Assim nasceu o projeto neste clube, o “Prémio Literário Rotary Club do Barreiro 2025 – Modalidade Conto”, dirigido aos estudantes do Ensino Secundário de todos os Agrupamentos de Escolas do concelho, incluindo o ensino privado. Foi escolhido o tema “Moinhos do Barreiro”, por duas razões: a localização da sede deste clube rotário no “Moinho do Jim” e o rico património barreirense na indústria moageira de outrora. Um júri formado por três elementos – dois docentes de Português e de Literatura Portuguesa e um escritor convidado – analisou os textos concorrentes (assinados com pseudónimos) e atribuiu o prémio ao conto “A Alma Perdida”, de Laura Araújo Gonçalves, aluna do 11º ano na Escola Secundária de Santo André. Se foi pequeno o número de candidatos em 2025 e curto o prazo de divulgação da iniciativa, certamente que no próximo ano haverá muito maior afluência, tudo dependerá do esforço conjunto do clube e dos estabelecimentos de ensino do concelho, na esperança de chegarmos a todos os jovens do 10º, 11º e 12º anos, despertar-lhes o gosto pela leitura e pela escrita, e igualmente pela história e cultura do Barreiro.
A leitura do conto perante o auditório atento, na sessão da entrega do prémio, despoletou emoção e admiração pelo trabalho da jovem, um texto onde a ficção se cruza com a realidade, a vida se entrelaça com a morte - o mundo visto pelo olhar de um adolescente, que nos faz a todos refletir. Queremos mais jovens a escrever assim! O Rotary Club do Barreiro espera por vós no próximo ano!
Fonte - LS / Rotary Club do Barreiro
05.06.2025 - 11:52
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.