postais
PALMELA - Pinhal Novo uniu Portugal na celebração da dádiva de sangue
Um Coração Gigante - dador centenário símbolo da perseverança da causa

A sua história foi o reflexo de muitas outras, num dia em que mais de 600 heróis anónimos se reuniram para celebrar um gesto que, em silêncio, salva milhares de vidas.
Vindos de todos os cantos de Portugal, de Viana do Castelo a Borba, os participantes pintaram a vila com as cores do altruísmo. O dia começou com uma explosão de energia contagiante, ao som dos bombos do grupo Bardoada, cujos gigantones abriram caminho num desfile vibrante desde a Junta de Freguesia até ao coreto. Foi o prenúncio de uma celebração que pretendia, acima de tudo, dizer "obrigado".
E os agradecimentos ecoaram nas palavras das entidades que se juntaram à festa. No coreto, representantes da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Pinhal Novo, Junta de Freguesia, da FEPODABES, do IPST e da Câmara Municipal de Palmela partilharam uma mensagem uníssona: a gratidão a quem dá e o apelo à mobilização contínua. "Cada dádiva é uma esperança renovada", foi a ideia sublinhada, lembrando que a autossuficiência de sangue é um desafio diário.
O convívio, selado com um almoço animado pela música de Miguel Ferro, foi o palco para o reconhecimento formal. Foram aplaudidos os dadores com 10, 20 e 40 dádivas, mas o auge da emoção deu-se com a distinção ao dador centenário, um símbolo vivo do compromisso e da perseverança que a causa exige.
Ao final da tarde, com a entrega de lembranças e o anúncio de que Guimarães acolherá o encontro em 2026, ficou a certeza de uma missão cumprida. Pinhal Novo não foi apenas a anfitriã de um evento; foi o coração de um país que se orgulha dos seus dadores e que, neste dia, fortaleceu os laços de uma imensa família unida pelo sangue.
A.M.
15.06.2025 - 23:43
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.