postais
BARREIRO - Procissão na vila de Santo André
Um marco emblemático das festas tradicionais de junho

De manhã, eucaristia. Pela tarde, pelas 17h, começaram a comparecer os primeiros devotos nas imediações da Igreja Paroquial de Santo André para integrarem a já tradicional procissão que percorre as ruas da vila. Desde 2004 que esta celebração religiosa popular culmina o calendário das festividades locais, e precisamente este ano, em que se celebra o 30º aniversário da elevação de Santo André a vila, o que lhe deu um outro charme.
À frente, a Banda Filarmónica da Moita, com os instrumentos de percussão e sopro abria o préstito, sendo seguida pelos andores dos Pastorinhos, Sagrada Família, São Paulo, São Pedro, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima e Santo André, transportados pelos paroquianos que se voluntariam para os carregarem aos ombros num espírito de devoção. Logo depois, o pálio custodial - encabeçado pelos padres Armando Azevedo, Nuno Pacheco e Nuno Rocha -, e cabendo ao padre Tiago Eira Pereira a responsabilidade de transportar a recente relíquia oferecida pelo falecido Papa Francisco à paróquia: um fragmento de osso do apóstolo Santo André. E na retaguarda, encontrava-se a centenária Academia Musical de Sarilhos Grandes, que, num compasso afinado, encerrava a fileira de crentes.
Sob o respaldo da Polícia de Segurança Pública, a procissão atravessou a Avenida do Parque da Cidade em direção ao Centro de Saúde, passando pela Rua Duarte Pacheco Pereira, Rua Nagar Aveli, Rua D. Afonso de Albuquerque, e término novamente na igreja. E para que ninguém se ressentisse com tanto calor, vários escuteiros distribuíram copos com água em todo o percurso.
O préstito litúrgico terminou duas horas depois no largo em frente da igreja paroquial. As duas bandas filarmónicas encerraram com uma composição musical cada uma. Por fim, o padre Nuno Pacheco agradeceu a presença de todos, das autoridades e do executivo da união de freguesias, aos escuteiros pela sua ajuda na logística do evento. Após seis anos de serviço à comunidade de Santo André, a equipa de sacerdotes dehonianos assumirá brevemente outras funções eclesiásticas fora do concelho do Barreiro.
As festas da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena terminam hoje à noite, domingo, 22 de junho, com vários espetáculos em todo o recinto, seguindo-se o concerto da artista Micaela no palco principal.
“Sempre Alerta para Servir”
Corpo Nacional de Escutas - Agr. 927 Santo André
Foto: Manuela Brito
22.06.2025 - 22:58
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.