postais
Rotary Club do Barreiro
Partiu um grande humanista!
Neste melancólico 23 de outubro, deixou-nos Álvaro Laborinho Lúcio, um homem da Justiça, professor, investigador, escritor e, sobretudo, um grande humanista do nosso tempo!
Crítico da impassividade perante os problemas da sociedade, fortemente interventivo em questões dos Direitos Humanos e da Educação, um lutador pela clareza e pela justiça, ilustrando a sua defesa com memórias de experiências suas, que ia registando em livros! Uma forma de estar no mundo muito próxima do espírito rotário que, sem o ter abraçado, nutria simpatia por ele! De facto, dava tanto de si, antes de pensar no seu “eu”! E a prova disso, viu-se no Congresso Internacional de Gerontologia, em Vila Flor (Bragança), em 2024, no seu magnífico discurso em torno da temática do evento, pondo a tónica no respeito pelos idosos, nas suas experiências de vida, nos seus direitos, na sua dignidade, e defendendo a criação de atividades para sua ocupação, viabilizando-lhes a integração na vida ativa. Que humanismo transpiravam as suas palavras, proferidas perante uma assistência extasiada!
De igual forma, é sobejamente conhecido o seu campo de ação na luta contra a violência doméstica, sendo o sócio número um da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) e no apoio aos menores (membro fundador da “Crescer Ser”, a Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família).
A convite do Rotary Clube do Barreiro, em plena pandemia, a 28 de junho de 2020, prestou-se a uma palestra, em modo remoto, sobre Educação e Desenvolvimento Humano, e já em 2024, quando um dos membros do Rotary Club do Barreiro, participante no supracitado Congresso de Gerontologia, lhe estendeu o convite do Club para se deslocar ao Barreiro para uma nova palestra, desta vez presencial, pronta e gentilmente aceitou, agendando-se para 2025.
Quis o destino que não concretizássemos o encontro no Barreiro, que, não tenhamos dúvidas, iria congregar um sem-número de participantes barreirenses!
Partiu neste 23 de outubro, dia, por sinal, um pouco nublado, transportando tristeza para todos nós, pela sua viagem sem retorno, mas ficando, para nosso consolo, a sua riqueza humana na nossa memória.
Texto e foto do Rotary Club do Barreiro
25.10.2025 - 14:28
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK