postais
Petição «Não ao encerramento da Urgência Obstétrica do Hospital do Barreiro»
Audição de Peticionários na Assembleia da República
A primeira peticionária da Petição "Não ao encerramento da urgência Obstetrícia do Hospital do Barreiro" e a Comissão de utentes dos serviços públicos estiveram no dia 1 de Julho na Audição de Peticionários na Assembleia da República.Estiveram presentes, os Deputados Bruno Vitorino do PSD, Marta Silva do Chega, Eurídice Pereira do PS e Paulo Muacho do Livre, todos eleitos pelo Distrito de Setúbal.
Nesta audição a Comissão colocou as suas justas reivindicações pelo serviço de urgência obstetrícia aberto a tempo inteiro e pelo reforço do SNS com a valorização dos profissionais de saúde.
Transmitimos as nossas preocupações, pois no âmbito da reunião que tivemos com os Bombeiros do Barreiro, soubemos que as urgências no Garcia de Orta sofreram muitos constrangimentos desde a sua abertura, em que muitos dias houve horas sem profissionais suficientes para as escalas, soubemos também durante este período utentes foram encaminhadas para a MAC e Santa Maria.
Da parte dos deputados, o deputado do PSD Bruno Vitorino começou por acusar o PS dos problemas que o SNS tem e que o PSD herdou, que havia mais Obstetras e que o Barreiro perdeu médicos com o Governo PS porque permitiu aberturas de muitos hospitais privados, manifestou também que há mais 600 mil emigrantes que pesa nos serviços. Também questionou se há incentivos por parte das Autarquias para fixar profissionais.
Quanto à Deputada do Chega Marta Silva manifestou a preocupação com este encerramento da urgência e mostrou os dados quanto o SNS tem perdido desde que o PSD está no governo que independentemente de ter herdado um SNS fragilizado, ou resolvem ou ficam como os responsáveis pelos encerramento da urgências obstétricas, entre outras. Manifestaram também a preocupação quanto à deslocação das grávidas em ambulância que além da distância, são os custos acrescidos dos mesmos e a falta de meios para acudir às populações.
Quanto à deputada do PS Eurídice Pereira, acusou o PSD sempre que está no Governo há problemas maiores, e se não sabe governar demita-se. Manifestou concordância com a petição e acompanha a mesma. Relatou os constrangimentos que já tínhamos mencionado no Hospital Garcia de Orta.
O Deputado Paulo Muacho do Livre acompanha a petição e está ao lado dos utentes. Manifestou preocupação sobre esta concentração de serviços e que não há estudo feito sobre os resultados, que os profissionais de saúde, os autarcas, as comissões de utentes não foram ouvidos sobre o assunto em questão.
Nós, Comissão de Utentes refutamos que as autarquias não têm de fixar médicos e ter incentivos para isso, é da competência do Governo e o Ministério da saúde contratar, o que defendemos é valorizar os profissionais e fixar os médicos no SNS.
Manifestámos que o SNS tem sofrido com ambos os governos quer PS quer PSD/CDS, e que na nossa opinião este tem de ser valorizado.
Continuamos na justa luta em defesa do SNS e na reabertura da urgência obstétrica do Barreiro.
O relatório será feito pelo relator Deputado Paulo Muacho, como a petição tem mais de 7500 assinaturas, a mesma será levada a plenário.
Estaremos presentes e lutaremos pelo SNS e pela sua valorização.
Texto - Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro
02.07.2026 - 15:27
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK