Conta Loios

entrevista

Sandra Gonçalves, presidente da Comissão de Festas da Baixa da Banheira
Espera-se a presença mais de 50 mil pessoas

Sandra Gonçalves, presidente da Comissão de Festas da Baixa da Banheira <br />
Espera-se a presença mais de 50 mil pessoas . No Espaço José Afonso, dia 12 de Julho, Ibéria. Nucha e Berg a encerrar as festas.

. Perícia Automóvel do Campeonato Nacional e Sunset Ribeirinho de Atletismo.

“Para nós a festa deve ser para toda a população, quando escolhemos os artistas queremos que seja para os mais novos, para os mais idosos, que vá ao encontro do gosto de todos.”, sublinha Sandra Gonçalves, Presidente da Comissão de Festas.

Arrancaram ontem as Festas Populares da Baixa da Banheira em honra de São José Operário, prolongando-se até ao próximo domingo.
A Comissão de Festas já existe desde o ano 2012, ao longo dos anos a Comissão vai-se renovando, uns vão ficando outros passam o testemunho. Os membros do Executivo da junta de freguesia são parte integrante da Comissão de Festas.

Um modelo de festas de mudança

Sandra Gonçalves, integra a Comissão de Festas da Baixa da Banheira, desde o seu início, este ano assume o cargo de presidente – “nós vamos rodando sempre, em cada ano um assume a presidência, é rotativa”.
A Comissão de Festas é composta por 20 elementos – “é aberta a todas as pessoas da população que nela queiram colaborar. Quem quiser vir é bem vindo, é isso que acontece, isso tem acontecido e nós gostamos de ter cá essas pessoas”, refere Sandra Gonçalves.
“As Festas da Baixa da Banheira pelo segundo ano adopta este modelo de festas, sendo realizada em três espaços”, refere a Presidente da Comissão de Festas.

Era preciso alargar as festas

Recorda que a mudança foi feita porque, manter as festas apenas no espaço junto à Igreja, não existiam condições para expansão, nem ali era possível realizar algumas actividades, devido ao desenvolvimento urbano da zona – “queríamos alargar as festas e não tínhamos para onde, ali a festa não podia crescer”.
“Foi em reuniões com a população que discutimos este modelo. As opiniões que recolhemos, na sua grande parte estavam de acordo com esta mudança. As opiniões positivas foram mais que algumas negativas”, sublinha.

Páteo Ribeirinho dedicado às bandas rock

“Este modelo arrancou o ano passado, com três espaços, onde funcionam três palcos. Um junto à Igreja, outro no espaço que chamamos Páteo Ribeirinho, e junto às Piscinas o Palco Principal – o Palco José Afonso.
No «Espaço da Igreja» o palco tem um programa próprio, assim como o «Páteo Ribeirinho», onde actuam as bandas rock, sendo a maior parte bandas da zona.
As tasquinhas e zonas de comes e bebes rodeiam o Páteo Ribeirinho – “estão à volta de 20 e são os comerciantes locais que apostam em participar nesta zona das festas, porque querem ligar-se aos seus clientes através das festas. Há mais comerciantes a dar o seu contributo para as nossas festas”.
“Vamos ter uma diversidade de tasquinhas novas, desde o choco frito a leitão, coisas que nunca tivemos na festa”, salienta.

Um programa que vá ao encontro de todos

O Palco principal – José Afonso – recebe o programa de referência da festa, um cartaz de qualidade.
Em torno do palco funciona os diversos espaços de divulgação cultural, stand e pavilhões.
Nucha e Berg encerram a programação do Palco José Afonso.
“Para nós a festa deve ser para toda a população, quando escolhemos os artistas queremos que seja para os mais novos, para os mais idosos, que vá ao encontro do gosto de todos.”, sublinha Sandra Gonçalves.

Igreja está ligada às festas

“Nós consideramos que nestes cinco dias de festas a Baixa da Banheira recebe cerca de 100 mil visitantes.
São muitas pessoas dos arredores e de longe que visitam a vila neste tempo de festa”, sublinha.
A procissão em honra de São José Operário é no domingo – “a Igreja está ligada às festas, nunca podia deixar de estar, porque as festas são em honra de São José Operário”.

Perícia Automóvel do Campeonato Nacional

O desporto também tem a sua presença nas festas – “temos o Sunset Ribeirinho de Atletismo, promovido pelo Clube Ribeirinho. E, este ano vamos ter uma Perícia de Automóvel, que não era feita há 30 anos, é uma prova do campeonato nacional”.

Um espectáculo único
No sábado vamos ter a Torre dos Dj, realiza-se pelo 3º ano – “é um espectáculo único”.
A noite começa a partir da meia noite, as torres no Parque Zeca Afonso são cobertas com umas telas e nelas são projectadas luzes e imagens.

Este modelo de festas foi uma boa aposta

“A nossa perspectiva é procurar sempre melhorar as festas. Há coisas que às vezez falham e, nós, o que temos que fazer é procurar melhorar de ano para ano.
Este modelo de festas foi uma boa aposta. Dá muito trabalho, mas nós cá estamos para continuar. Nós somos fortes”, sublinha Sandra Gonçalves.
O orçamento da festa ronda os 35 mil euros, contam com o apoio da Câmara Municipal da Moita, da União de freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira – “sem eles as festas estavam fora de questão”.
Há ainda o apoio do comércio local e as receitas das festas.
“Venham às nossas festas, deixo aqui o convite, refere Sandra Gonçalves.

PROGRAMA

Ontem, a abrir as festas de registar a presença de Aurora Rosa, no Palco da Igreja, enquanto o Palco principal recebeu os «Ganda Malucos». No Pátio Ribeirinho estiveram os CRF.

Hoje - Quinta feira,
dia 11
Igreja: Variedades
Palco principal:
Malabá, Primo
Pátio Ribeirinho: Klassicos

Sexta - Feira, dia 12
Igreja: Noite de fados
Palco principal: Iberia
Pátio Ribeirinho: Miss Fine

Sábado, dia 13
Igreja: Nélio Pinto
Palco principal: Abba Mia (tributo a ABBA) + One Vision (tributo a QUEEN)
Pátio Ribeirinho: SomamonaS Torre dos DJs: DJ Fox + DJ Luís Leite

Sunset Run pelo Clube Desportivo e Recreativo Ribeirinho
Prova de Perícia Automóvel

Domingo, dia 14
Igreja: Nada
Palco principal: Nucha + Berg
Pátio Ribeirinho: Tributo aos Xutos

Procissão em Honra de São José Operário

11.07.2019 - 19:13

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.