Conta Loios

entrevista

Raquel Marcelo – Clínica Dentária
“Acredito que a Medicina Dentária pode fazer diferença na vida das pessoas”

Raquel Marcelo – Clínica Dentária<br />
“Acredito que a Medicina Dentária pode fazer diferença na vida das pessoas” “Eu acredito que a Medicina Dentária pode fazer diferença na vida das pessoas. As pessoas precisam de uma saúde oral saudável”, sublinha ao jornal «Rostos», Raquel Marcelo, Médica de medicina dentária.

“Quero continuar a apostar no Barreiro. É uma terra que vale a pena, parte de nós abrir caminhos para que as pessoas percebam a importância da Medicina Dentária”, salienta.

Raquel Marcelo, natural do Barreiro, na sua infância e adolescência viveu no Alto do Seixalinho, depois mudou-se para a zona da Vila Chã, frequentou o Ensino Básico, na Escola do seu bairro, na Rua Voz do Operário, onde forjou amizades que fazem parte da sua vida e guarda recordações das suas professoras – “as minhas grandes amigas vêm da 1ª classe”, sublinha Raquel.
Foi aluna da Escola Padre Abílio Mendes – “a escola azul, que foi aquela que gostei mais, donde guardo muitas recordações bonitas”, comenta. Seguiu-se a Escola Augusto Cabrita e também a Escola Secundária de Santo André, onde concluiu o 12º ano.

Começou a minha caminhada de empreendedora

Na hora da escolha do futuro, ao nível universitário, optou por Medicina Dentária e ingressou na Faculdade, em Lisboa – “também daí guardo boas recordações”.
Concluída a sua formação universitária, começou o seu percurso profissional, e, durante algum tempo exerceu a sua actividade para terceiros, em várias clinicas, mos concelhos de Almada, Seixal e Barreiro.
“Depois aventurei-me. Fui ter com o Drº Carlos Rodrigues, da Baixa da Banheira, falei com ele e abri, lá, o meu gabinete. Foi uma pessoa que ajudou muito e também aprendi muito com ele”, refere.

LAVRAMED, que abriu as suas portas no ano 2010

“Foi assim, nesta decisão, que começou a minha caminhada de empreendedora. Foi assim que cresceu o desejo de ter uma ‘coisinha’ minha, e desenvolver a minha vertente empresarial, até que decidi abrir, no Lavradio, a LAVRAMED, que abriu as suas portas no ano 2010”, sublinha Raquel Marcelo, sentindo-se o sorriso de felicidade por ter tomado esta opção de vida.

Clínica Médica Dentária Cidade Sol

Após o projecto da LAVRAMED, tomou a decisão de arrancar com um novo projecto na freguesia de Santo António da Charneca- a Clinica Médica Dentária Cidade Sol.
Raquel Marcelo, fala-nos dos seus projectos com ternura, salienta que ao longo desta mais de uma década que iniciou o seu caminho de empreendedor a grande satisfação é fazer o que gosta – “eu adoro medicina dentária, dá-me muito prazer, acredito que posso fazer diferente”.
Refere que para além da actividade profissional também o facto de ter que ser gestora, porque – “gosto de sentir o meu projecto crescer, criando relações com quem trabalha comigo, que vão para além da relação profissional, sentir que é possível melhorar sempre o nosso trabalho, a boa relação que mantemos com os nossos clientes. Tudo isso é muito bom.”

Próximo desafio é fazer algo com a população

“O meu próximo desafio é fazer algo com a população, porque entendo que a Medicina Dentária é de grande importância, embora a parte politica, talvez seja assim que posso dizer, não lhe dê tanta importância. Não há uma cultura de saúde oral. Podiam definir uma estratégia de cooperação com os particulares, porque a existência de uma cadeira, num Centro de Saúde, não resolve nada.
Eu acredito que a Medicina Dentária pode fazer diferença na vida das pessoas. As pessoas precisam de uma saúde oral saudável.
As pessoas pensam duas vezes antes de ir ao dentista, há a cultura do medo, há a cultura económica, é preciso mexer nisto, porque a saúde oral não é só a questão dos dentes, dos dentes advêm situações que podem ir até ao nível do coração, do cérebro e a todos os níveis.
As pessoas criam uma barreira e muitas vezes não percebem o mal que fazem à saúde em geral por não tratarem da sua saúde oral.”, afirma.

Quero continuar e ver o meu projecto e crescer

Raquel Marcelo, expressa-nos a gratidão que sente por, nos dias de hoje, sentir que o seu projecto está consolidado – “quero continuar e ver o meu projecto e crescer”.
Recorda os dias de aflição que viveu no período da pandemia do COVID – “foi uma situação que nos cortou as pernas, num momento que estávamos a crescer, mas agora já estamos a recuperar.”

Quero continuar a apostar no Barreiro

“Quero continuar a apostar no Barreiro. É uma terra que vale a pena, parte de nós abrir caminhos para que as pessoas percebam a importância da Medicina Dentária.
Este é o meu desafio. Esta é a minha paixão. Eu acredito que as pessoas, mudam com um sorriso. Um sorriso muda muito na vida de uma pessoa, ao nível de saúde, de autoestima.
Acredito que nós podemos e devíamos intervir ao nível das escolas, ao nível da prevenção, para que desde crianças se perceber a importância que é ter hábitos de cuidar dos dentes.
Temos que trabalhar nisto, temos que mudar hábitos, temos que fazer que isto aconteça”, refere Raquel Marcelo a fechar a nossa conversa.

Recorde-se que Raquel Marcelo integra o Grupo Barreiro Camarro Mais Negócio que aposta no juntar vontades e partilhar caminhos de empreendedorismo na região.

António Sousa Pereira

VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.557341856399633&type=3 />

06.01.2023 - 12:31

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2023 Todos os direitos reservados.