entrevista

Anabela Carreira, Presidente da Direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro
A arte fotográfica é um acto cultural e de intervenção social

Anabela Carreira, Presidente da Direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro<br>
A arte fotográfica é um acto cultural e de intervenção social . ”Sonho” de todos os sócios do Clube realizar uma grande exposição no Auditório Augusto Cabrita.

Anabela Carreira, Presidente da Direcção do Clube de Fotógrafos do Barreiro, em entrevista ao jornal Rostos sublinha que “a fotografia é um meio de promoção e participação ativa na vida cultural do Barreiro e um canal de valorização do património natural e cultural”.

Clube continua a dinamizar a fotografia e a proporcionar contactos entre os sócios

Que balanço fazem de 10 anos de actividade?
É um balanço muito positivo, foram dez anos que passaram a “correr”. Foi muito bom o surgimento deste grupo. Tudo começou, em Fevereiro de 2014, com uma conversa informal na Biblioteca do Barreiro, convocada pelo Guilherme Ferreira, em que se juntaram cerca de vinte amantes de fotografia e em que decidimos criar o Clube de Fotógrafos do Barreiro nas redes sociais. A partir daí foi sempre a crescer. No ano seguinte tornámo-nos numa Associação e temos colaborado com a Câmara Municipal do Barreiro, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo.
Hoje temos o nosso espaço, onde desenvolvemos a actividade e onde realizamos encontros, exposições e palestras. O Clube continua a dinamizar a fotografia e a proporcionar contactos entre os sócios que por sua vez, partilham e usufruem da paixão comum.

É muito importante o companheirismo, a entreajuda e o aprendermos uns com os outros.

Quais as principais marcas da actividade do CFB?
As principais marcas são as pessoas. São todos aqueles que vieram para o Clube porque gostavam de fotografia, que tinham uma câmara fotográfica, mas que nem sequer sabiam funcionar com ela. Hoje, fazem todo o tipo de fotografia, tratam-nas e continuam a experimentar técnicas novas.
É muito importante o companheirismo, a entreajuda e o aprendermos uns com os outros. E vamos continuar assim.
É importante o reconhecimento do nosso trabalho mas temos a noção de que viemos dar um impulso ao interesse e à divulgação da fotografia no Barreiro.

Fotografia um canal de valorização do património natural e cultural.

Qual o papel que consideram ter a fotografia na vida cultural do concelho do Barreiro?
A fotografia é um meio de promoção e participação ativa na vida cultural do Barreiro e um canal de valorização do património natural e cultural.
Consideramos a arte fotográfica como um acto cultural, de ocupação de tempos livres e formação, tornando-se num veículo de expressão e intervenção social, que o Clube pretende, promover e divulgar.

Momentos marcantes tem a ver com as pessoas, os sócios, com os seus sucessos pessoais

Nestes dez anos de vida que momentos estão gravados na vossa memória?
O primeiro momento foi, sem dúvida, o convite da Câmara Municipal do Barreiro para colaborar, como parceiros, no Mês da Fotografia. O Clube e o Mês da Fotografia surgiram quase ao mesmo tempo e foi para nós uma honra participar na elaboração e execução deste evento.
Depois, logo de seguida, o reconhecimento por parte do Rostos com a atribuição, no início de 2014, do galardão o Rosto do Ano na área da Inovação.
Temos contado sempre com o apoio das entidades autárquicas, em 2015 a Junta de Freguesia do Barreiro e Lavradio facultou-nos umas instalações provisórias, partilhadas com outras associações, o “Espaço CFB Lavradio” que foi a nossa casa durante quatro anos. No final de 2019, tivemos finalmente um espaço, só para nós, cedido pela CMB, para instalarmos a nossa sede, e passámos as nossas instalações para o Atelier Municipal onde atualmente desenvolvemos a nossa actividade.
A pandemia privou-nos por completo do contacto social, impossibilitando que nos juntássemos fisicamente, ultrapassámos a situação com o recurso aos encontros online, não deixando a chama morrer.
Ao longo destes dez anos, tem havido outros momentos marcantes, sendo que a maioria tem a ver com as pessoas, os sócios, com os seus sucessos pessoais e com as metas que alcançam, quer seja na edição de livros ou na participação em exposições de fotografia em nome próprio.

Aperfeiçoamento das capacidades de cada um de nós, o modo de ver, de fazer e até de pensar a fotografia.

Quais os projectos em marcha para o futuro próximo?
A formação é fundamental para o aperfeiçoamento das capacidades de cada um de nós, o modo de ver, de fazer e até de pensar a fotografia. Assim, além da formação contínua, faremos formações em áreas específicas, com fotógrafos profissionais e consagrados que nos passarão a sua experiência.
Continuar a colaboração com as entidades autárquicas e com o Movimento Associativo faz também parte dos nossos projectos.

Com o trabalho do Mestre temos muito a aprender

Qual o vosso olhar sobre o centenário do Mestre Augusto Cabrita?
Sendo o Mestre Augusto Cabrita uma das figuras mais marcantes do Barreiro e da história da Fotografia, da Televisão e do Cinema em Portugal, faz todo o sentido comemorar o centenário do seu nascimento. A exposição de fotografia “100 Anos de Augusto Cabrita: Um Olhar Inédito”, inaugurada no dia 1 de novembro, de 2023, no Auditório Municipal Augusto Cabrita é a imagem mais visível das comemorações no Barreiro.
Com o trabalho do Mestre temos muito a aprender, o seu fascínio pela luz e pelo rio, pelas geometrias, pelo movimento das ruas e pela multidão, pelos rostos e até pelos ritmos do jazz. Tudo isto, faz com que cada uma das fotografias de Augusto Cabrita seja um compêndio.

”Sonho” de todos os sócios do Clube realizar uma grande exposição no Auditório Augusto Cabrita.

Que notas gostavam de deixar neste final de conversa?
Agradecer a todos os que acreditam e acreditaram no nosso projecto. Partilhar um objectivo, ”sonho”, de todos os sócios do Clube , o de realizar uma grande exposição, com os nossos trabalhos, no espaço mais nobre do Barreiro que é o Auditório Augusto Cabrita.

S.P.

19.02.2024 - 14:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.