Conta Loios

artes

TEB – Teatro de Ensaio do Barreiro
É caso para dizer para rir…«Conte Comigo»

TEB – Teatro de Ensaio do Barreiro<br />
É caso para dizer para rir…«Conte Comigo». Vai estar em cena nos dias 15, 21, 28 e 29 de Junho, pelas 21h30, na Oficina de Teatro Mário Pereira. Depois, regressa em Setembro.

Uma peça divertida que mantém o TEB na primeira linha, e, na verdade, continuando a afirmar-se como uma referência histórica da actividade teatral no concelho do Barreiro.

O TEB – Teatro de Ensaio do Barreiro estreou, no dia 31 de Maio, a peça «Conte Comigo», de António Torrado, com encenação Graciano Simões.
Uma peça divertida que mantém o TEB na primeira linha e, na verdade, a afirmar-se como uma referência histórica da actividade teatral no concelho do Barreiro.
Nesta nova produção do TEB, Pedro Fona, no papel de Lourenço Sá da Bandeira, merece um destaque especial, pela sua interpretação, vivida com grande intensidade, entrando no interior da personagem, dando-lhe vida e uma dinâmica de autenticidade. Foi uma das melhores interpretações de Pedro Fona, com uma dicção muito boa, dando consistência à personagem e nunca perdendo a mística e plasticidade. Nota-se que como actor pedro Fona cresceu, registando domínio do espaço cénico e, sem dúvida uma maior maturidade.
Conceição Lopes, no papel de Laura, está bem no seu desempenho, não banaliza a personagem e consegue corresponder à energia e fogosidade de Pedro Fona. Um papel importante na peça que foi vivido positivamente.
É divertida a presença de Laura Oliveira, no papel de maquilhadora, dá a dimensão da personagem silenciosa e brincalhona, a proporcionar uma gargalhada geral, no final, ao descer do pano.
David Castanheira, no papel de Carlos mantém de forma viva o seu personagem, com expressividade e equilíbrio. É imperturbável nas situações mais complicadas. Tem uma interpretação plena e com talento.

O cenário permite a fluidez dos personagens, as marcações de luz são as indispensáveis, e, a música cria os espaços emocionais necessários.
O jogo dramático é divertido, proporciona momentos hilariantes. Há espectadores, por vezes, quase querem entrar nos diálogos, vivendo as situações.

O TEB está de parabéns. Agora, os barreirenses devem premiar o encenador e os actores, marcando presença e aplaudindo este novo trabalho do veterano Graciano Simões. O TEB espera por si.

S.P.

Ficha Técnica
TEB – Teatro de Ensaio do Barreiro
«Conte Comigo» ´
Estreia no dia 31 de Maio de 2019, na Oficina de Teatro Mário Pereira

Autor - António Torrado
Encenação Graciano Simões
Contrreagra – Yellow Urbano
Aderecista – Eduarda Santos
Projecto de luz e som – Graciano Simões
Técnico de Luz e som – Pedro Fona
Operador de luz e som – Mónica Teixeira e Sara Neves
Concepção de cenário – Graciano Simões
Execução de cenário – Graciano Simões, Fernando Santos, Yellow e Eduarda Santos
Costureira – Maria Teresa Simões
Ponto – Fernando Santos
Fotografia e cartaz – Abílio Neves
Apoio logístico – CMB
Produção – TEB 20198

Agradece a colaboração de Ruben Oliveira e Fernando Neves

Ficha Artistica
(por ordem de entrada em cena)

Lourenço Sá da Bandeira – Pedro Fona
~Maquilhadora – Laura oliveira
Laura – Conceição Lopes
Carlos – David Castanheira
Voz off – Sara Neves

Apoios
Câmara Municipal do Barreiro
União de Freguesias do Barreiro e Lavradio
Tintas Marcontin – Indústria e Comércio de Tintas, Colas e Vernizes, Ldª


Sinopse

É bem conhecida a frase “triângulo amoroso”. Só que nesta peça não sabemos como classificar a formação geométricas deste triângulo. Não sabemos se tem 90 graus se mais e menos. É um triângulo com os lados e a hipotenusa completamente distorcidos o que nos faz uma tremenda confusão. Por fim, já não sabemos se é um triângulo ou quadrado. Cabe-lhe a si estimado espectador, decidir qual a figura geométrica que mais se adapta a esta história. Divirta-se a tentar descobrir.

Sobre o Autor

António Torrado nasceu em Lisboa em 1939. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Coimbra. Começou a publicar livros aos 18 anos. Foi jornalista, editor, professor…ganhou o grande prémio Calouste Gulbenkian de literatura para crianças. Escreveu mais de 100 livros infantis. Entre outros a «História do Macaco do rabo cortado», «A donzela Guerreira», «O menino Grão de Bico» e tantas outras. É por isso considerado o campeão da literatura infanto-juvenil. Foi-lhe atribuída a medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores.
A peça «Conte Comigo» é uma excepção: é uma peça para um público mais adulto mas tremendamente bem feita.

Nota – A peça vai estar em cena nos dias 15, 21, 28 e 29 de Junho, pelas 21h30, na Oficina de Teatro Mário Pereira. Rua Conselheiro Joaquim António de Aguiar, nº 337.
Depois, regressa ao palco em Setembro.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/pg/jornalrostos/photos/?tab=album&album_id=10156206490782681

10.06.2019 - 20:42

Imprimir   imprimir

PUB.

PUB.





Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design. Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.