Conta Loios

artes

"DO OUTRO LADO DA LINHA" ESTÃO OS QUE JÁ PARTIRAM
ESTREIA A 24 DE SETEMBRO, NO MONTIJO
MOITA . 2 de outubro

ESTREIA A 24 DE SETEMBRO, NO MONTIJO
MOITA . 2 de outubro"> DO OUTRO LADO DA LINHA estreia este sábado, 24 de Setembro, no Museu Municipal Jardim Casa das Moras no Montijo (19h00). Integrado no Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - seguem-se apresentações na Moita, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço.

"DO OUTRO LADO DA LINHA" ESTÃO OS QUE JÁ PARTIRAM

O ESPETÁCULO DE CLÁUDIA ANDRADE E MARIA JOÃO SANTOS ABRE A PORTA DE UMA CABINE TELEFÓNICA PARA FALARMOS COM QUEM JÁ NÃO ESTÁ NESTE MUNDO.
ESTREIA A 24 DE SETEMBRO, NO MONTIJO

Toda a gente diz que a morte é a única certeza na vida, mas nada nos prepara para a partida de quem amamos. Em Moçambique, a família fica junta seis meses. No Japão, colocam-se lanternas para iluminar o retorno das almas. Os Astecas acreditavam que o destino de quem morria era determinado pelo tipo de morte, não pelo comportamento em vida. Há quem se vista de preto, há quem se vista de azul. "Do Outro Lado da Linha" é um espetáculo sobre a morte e o luto, inspirado na história verídica de Itaru Sasaki que construiu uma cabine telefónica no seu jardim para falar com o primo falecido. Dois performers refletem sobre como lidamos com a perda, como vivemos o luto, o que pensamos da nossa própria morte. Trazem consigo uma cabine e um desafio: se pudesse falar com alguém que já não está neste mundo, o que lhe diria?

DO OUTRO LADO DA LINHA estreia este sábado, 24 de Setembro, no Museu Municipal Jardim Casa das Moras no Montijo (19h00). Integrado no Manobras - Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - seguem-se apresentações na Moita, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço. Apresenta-se como instalação performativa, com dois intérpretes, e em cada local a cabine telefónica mantém-se durante alguns dias para qualquer pessoa poder utilizá-la.

Em entrevista à Artemrede, as criadoras Cláudia Andrade e Maria João Santos revelam que "entre muitas coisas que a pandemia trouxe, acabou por trazer um olhar diferente sobre o luto, sobre os rituais, sobre o que é enterrar uma pessoa de quem gostamos, sobre a morte. E foi muito interessante que nós, nas entrevistas que fizemos, muitas pessoas falavam nisso: que dentro das várias coisas diferentes que aconteceram, mudou muito a forma de ver os nossos mortos, de nos podermos despedir deles e enterrá-los." Cláudia Andrade acrescenta que "cada ser humano é sempre uma subjetividade particular. E, apesar de tudo, acaba por ser um tema de que nós não falamos com tanta frequência quanto isso. Então, o que mais vem ao de cima são crenças em que nós próprias, acho, não tínhamos pensado muito. Foi muito bonito ver as próprias pessoas a pensar em voz alta e, nalguns casos, pela primeira vez, sobre certas coisas. Noutros casos, fomos buscar histórias antigas".

DO OUTRO LADO DA LINHA tem cocriação de Maria João Santos e Cláudia Andrade (que também interpreta), Text de Judite Canha Fernandes, Conceção musical e interpretação de Pedro Salvador, Construção cénica de F. Ribeiro, Construção da cabine dos Móveis Modernos Maia Rocha, Desenho de Luz e Coordenação Técnica de Carlos Arroja, Assistência técnica de Pedro Moreira e Produção Executiva de Francisca Aires, com Assistência à produção de Inês Melo Sousa. Produção Pacatodisseia e coprodução da Artemrede.

Apresentações 2022 em Portugal (Festival Manobras):

MONTIJO Museu Municipal Jardim Casa das Moras (pátio/anfiteatro)
Performance | 24 de setembro de 2022, sábado, às 19:00 - ESTREIA!!
Instalação | 25, 26 e 27 de setembro de 2022, das 10:00 às 17:00

MOITA Parque Municipal da Moita | junto à Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça
Performance | 2 de outubro de 2022, domingo, às 19:00
Instalação | 3, 4 e 5 de outubro de 2022, das 10:00 às 17:00

TORRES VEDRAS Largo de Santo António
Performance | 15 de outubro de 2022, sábado, às 19:00
Instalação | 16, 17 e 18 de outubro de 2022, das 10:00 às 17:00

SOBRAL DE MONTE AGRAÇO Biblioteca Municipal (jardim)
Performance | 23 de outubro de 2022, domingo, às 19:00
Instalação | 24, 25 e 26 de outubro de 2022, das 10:00 às 17:00

Classificação etária: M/12 anos
Duração prevista: 50 minutos

Imagem © Pedro Jafuno | Artemrede

22.09.2022 - 17:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2022 Todos os direitos reservados.