artes

Academia de Jazz - Os Franceses
Com mais de uma centena de alunos enriqueceu o movimento associativo do Barreiro

Academia de Jazz - Os Franceses<br />
Com mais de uma centena de alunos enriqueceu o movimento associativo do Barreiro<br />
. As aulas inserem-se num conjunto de cursos adaptados a qualquer idade ou nível de conhecimento musical.

No ano em que a Sociedade Democrática União Barreirense “Os Franceses”, assinalou os seus 150 anos de existência, nasceu nas suas instalações a Academia de Jazz - Os Franceses (AJF), com o objectivo do “ensino de forma estruturada e progressiva do jazz, música clássica e moderna”.

Em 26 de outubro de 2020 a Academia abriu as portas para inscrições e a 2 de Novembro, desse mesmo ano, iniciaram-se as aulas. O corpo docente experiente e com muitos anos de envolvimento no ensino da música abraçou o projeto com entusiasmo.

A Academia de Jazz - Associação AJF tornou-se, a partir de 29 de Junho de 2022, numa Associação o que enriqueceu o movimento associativo do Barreiro.

Actualmente com mais de uma centena de alunos a AJF oferece aulas de acordeão, baixo, bateria, clarinete, contrabaixo, guitarra, piano, saxofone, trompete, ukulele, violino e voz. “Por privilegiarmos as necessidades específicas de cada aluno, as aulas de instrumento são sempre individuais”.

As aulas inserem-se num conjunto de cursos adaptados a qualquer idade ou nível de conhecimento musical.

A oferta começa com o Curso de Iniciação destinado a alunos entre os 6 e os 12 anos e composto pelas disciplinas de Instrumento (aula individual) e Atelier de Iniciação ao Jazz (aula em grupo). O objectivo é desenvolver conhecimentos teóricos, tocar em grupo e estimular a sensibilidade e gosto pela música em geral e pelo jazz em particular.

O Curso Intermédio destina-se a alunos com idades entre os 12 e os 15 anos e tem a duração de dois anos lectivos. Este curso tem uma vertente teórica com a disciplina de Teoria e uma vertente prática nas disciplinas de Instrumento (aula individual) e Combo. A disciplina de Combo consiste em agrupar alunos de diferentes instrumentos para que possam aprender e trabalhar músicas, desenvolvendo as suas capacidades interpretativas dentro da linguagem do jazz. Ao concluir o Curso Intermédio o aluno estará apto para ingressar no Curso Geral.

Com a duração de 4 anos lectivos o Curso Geral destina-se a alunos que queiram adquirir conhecimentos musicais de forma mais completa dentro da linguagem do jazz. O curso contempla uma componente teórica nas disciplinas de Teoria, Treino Auditivo, Análise de Solos, Composição e Arranjo e uma componente prática nas disciplinas de Instrumento e Combo.

Finalmente, há o Curso Livre que se destina a alunos que queiram ter uma solução personalizada. O aluno poderá optar simplesmente por ter aulas de instrumento, apenas participar em aulas de combo, em disciplinas teóricas ou em qualquer combinação à sua escolha. Não tendo um programa definido, o Curso Livre adapta-se às preferências do aluno.

Desde a sua criação a AJF tem realizado inúmeros eventos como jam sessions, workshops, aulas experimentais de vários instrumentos, Cursos de Verão, Festival de Jazz da Academia 2021 e 2022, aquando do aniversário e concertos solidários entre outros. Tem ainda participado com diversas formações em eventos no Barreiro e fora do concelho. De realçar o Ensemble de Sopros da Academia, criado em 2021, formado por alunos e professores e que participou na edição de 2022 do Jazz no Parque, no Barreiro.

No final de cada período lectivo, a AJF realiza uma noite de Combos em que os alunos apresentam à comunidade o trabalho desenvolvido. Este período a apresentação dos combos tem duas sessões uma aconteceu no passado dia 10 de Março e a próxima é no dia 31 de Março, sexta-feira, a partir das 21.30h na SDUB - Os Franceses. Apareçam.

Anabela Carreira

30.03.2023 - 23:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.