artes
SETÚBAL - GATEM – Espelho Mágico inaugura Centro Artístico Fernando Guerreiro
«Um momento cimeiro na vida do nosso corpo cultural».
A GATEM – Espelho Mágico Cooperativa Cultural tem 28 anos de atividade continuada, e produziu 41 produções teatrais. Em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal organiza o Bambolinices – Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas, que já teve três edições.
Divulgamos o texto integral da intervenção de Ricardo Cardoso, director da GATEM – Espelho Mágico, no acto inaugural do novo operatório da companhia _ Centro Artístico Fernando Guerreiro, atribuído pela CM Setúbal, e marcas testemunhais de uma tarde tão solidária como cultural e, naturalmente, justa…
«Muito boa tarde a todos.
Exmos. Srs.
André Martins - Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, vereador Carlos Rabaçal, restantes vereadores, autarcas de freguesia, demais dirigentes de organizações cívicas, amigos, jornalistas e estimado público da companhia, é um prazer e uma honra muito grande fazer, convosco, deste momento, o nosso momento, “um momento cimeiro na vida do nosso corpo cultural”. Trata-se do momento em que recebemos uma nova casa no popular Bairro da Bela Vista, após a edilidade aprovar a cedência de dois imóveis para que a estrutura possua instalações adequadas ao “progresso das suas ações”, tudo com a marca GATEM – Espelho Mágico, uma marca geradora de identidade, formação e fixação de público no concelho e fora dele (não esquecer que a estrutura trabalha de Janeiro a Dezembro do Minho ao Algarve). Além de organizar, em parceria com a Câmara Municipal, o Bambolinices – Festival Internacional de Teatro e Artes Performativas, que já teve três edições.
Em tudo o que somos, «somos gratos», gratos ao sr presidente, por ter vindo ao encontro da necessidade básica do coletivo, através do cumprimento de uma promessa de resolução a culminar hoje e neste ato inaugural.
A somar, a gratidão alonga-se, naturalmente, até ao vereador da cultura Pedro Pina e respetiva Chefe de Divisão Mónica Duarte e Nuno Marques, que teve a seu cargo as vias deste procedimento de instalação.
Não seriamos intelectualmente honestos se não referíssemos as atenções que a oposição política ofertou ao processo em causa. Um exemplo de cidadania para a história da cidade, com todas as implicações decorrentes de uma vida organizada em sociedade. Aqui a cultura, quadra maior do continente humano, uniu e não separou.
Os mais atentos saberão que a GATEM – Espelho Mágico Coop. Cultural tem 28 anos de atividade continuada, e produziu 41 produções teatrais. É obra, se pensarmos que tudo aconteceu sofrendo as dores da casa às costas.
DA CONDIÇÃO HUMANA
Todos sofremos.
O mesmo ferro oculto
Nos rasga e nos estilhaça a carne exposta.
O mesmo sal nos queima os olhos vivos.
Em todos dorme
A humanidade que nos foi imposta.
Onde nos encontramos, divergimos.
É por sermos iguais que nos esquecemos
Que foi do mesmo sangue,
Que foi do mesmo ventre que surgimos.
José Carlos Ary dos Santos
CONTINUEMOS!
Se há vivos que já matámos (mera literatura), há mortos que vivem permanentemente connosco. É o caso de Fernando Guerreiro, cofundador da GATEM – Espelho Mágico, Actor, Encenador, Poeta e amigo a tempo inteiro.
Chamar numa comunhão única ‘Centro Artístico Fernando Guerreiro’ a esta valência agora concedida é dignificar, no significado do gesto, a memória de uma figura incontornável nesta história, a nossa história, a história do teatro para a família em modo ‘GATEMIANO’, uma história para futurar…»
“Um louvor para todos aqueles que fizeram parte da ocasião experimentada, e foram tantos! Não desfilo nomes, por uma questão de educação e também para não correr o risco de esquecer algum. Ficarão guardados para sempre no coração da GATEM – Espelho Mágico Coop. Cultural CRL.”
Saudações culturais.
Fonte - GATEM – Espelho Mágico
27.11.2023 - 11:16
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2024 Todos os direitos reservados.