artes

ArteViva - Companhia de Teatro do Barreiro
Estreia «A FÁBRICA» - autoria e encenação de Paula Magalhães

ArteViva - Companhia de Teatro do Barreiro <br />
Estreia «A FÁBRICA» - autoria e encenação de Paula Magalhães ArteViva - Companhia de Teatro do Barreiro, no próximo dia 14 de novembro, pelas 21h30, no Teatro Municipal do Barreiro, estreia a peça «A Fábrica, com autoria e encenação de Paula Magalhães.
A Fábrica dá visibilidade às vidas que pulsavam para lá das máquinas – homens e mulheres que escreveram uma parte da história do Barreiro.

SINOPSE

Era uma vez uma vila à beira-rio plantada!
Nessa vila, ergueu-se um dia uma fábrica.
E a fábrica cresceu tanto que passou a ser maior do que a própria vila.
Durante muitos anos o Barreiro foi a CUF!
Durante muitos anos, o coração do Barreiro batia dentro da CUF.

A história do Barreiro está indelevelmente ligada à Companhia União Fabril (CUF), que se instalou no concelho no início do século XX. Enquanto contribuía para o desenvolvimento do país, redesenhava a paisagem de uma antiga vila piscatória, configurando-a à medida das necessidades de um gigante industrial que cresceu e se multiplicou.

A Fábrica evoca a memória coletiva do Barreiro e da Companhia União Fabril. Entre o ferro e o fumo, entre as máquinas e os bairros operários, contam-se histórias de quem ali trabalhou, lutou e sonhou. Durante décadas, o Barreiro gravitou em torno da CUF. A fábrica cresceu ao ponto de se confundir com a própria cidade: ofereceu trabalho a milhares de pessoas, atraiu famílias de norte a sul do país.

A Fábrica dá visibilidade às vidas que pulsavam para lá das máquinas – homens e mulheres que escreveram uma parte da história do Barreiro. Entre o passado e o presente, dá corpo ao que ainda perdura desse tempo e ao que continua a ressoar, hoje, na vida da comunidade.
O espetáculo foi construído a partir dos testemunhos de várias pessoas que vivem no Barreiro, algumas das quais trabalharam na CUF: Agostinho Lourenço, Álvaro Gil, Ana Maria Costa, Bela da Conceição Pinto, Maria Carmo Oliveira, Helena Sardinha Pereira, Joaquim da Palma Cadeireiro, João Henrique Oliveira, Jorge Cardoso, José Grave, Manuela Ramos Félix e Orlando Santos. A todos, o nosso sincero agradecimento pela partilha das suas memórias e experiências.

Agradece-se igualmente a generosa partilha de conhecimento de Gilberto Gomes, do Arquivo CUF-Alfredo da Silva, gerido pela Fundação Amélia de Mello; de Fernando da Motta, do Espaço Memória (Câmara Municipal do Barreiro); de Ana Paula Gonçalves, do Museu Industrial do Arco Ribeirinho Sul, a quem se agradece também o visionamento do documentário «A Mulher no Universo CUF»; e de Ricardo Ferreira, responsável pelo blog O Grupo CUF – Elementos para a sua História.

O espetáculo parte ainda da leitura de várias obras dedicadas ao Barreiro e à CUF, nomeadamente A Fábrica e a Família: Famílias Operárias no Barreiro (Câmara Municipal do Barreiro, 1993), da socióloga Ana Nunes Almeida. Algumas passagens recorrem diretamente a este trabalho, cuja investigação foi fundamental para compreender e dar voz à vida quotidiana das famílias operárias no Barreiro.

Ficha técnica e artística

Autoria e encenação Paula Magalhães

Interpretação Adriana Lopes, Carla Carreiro Mendes, João Parreira, Sara Santinho e Vítor Nuno

Assistência Encenação Catarina Santana
Conceção cenográfica João Pimenta
Figurinos Ana Pimpista
Música Miguel Félix
Canções Ana Lúcia Santos
Movimento Andreia Martins
Luminotecnia João Oliveira Jr.
Operação Técnica Maria Inês Santos
Design Gráfico João Pimenta
Vídeo e Fotografia de Promoção do Espetáculo Cláudio Ferreira
Produção Executiva Catarina Santana
Apoio Cenográfico Pratical Team Solutions

Agradecimento a Raquel Nunes e Sofia Proença
99ª produção da ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro
Espetáculo integrado no projeto Comunidades em Ação

ESTREIA: 14 NOVEMBRO 2025
21h30
No Teatro Municipal do Barreiro

Sessões às sextas e sábados, às 21h30
Reservas: 910 093 886 e/ou geral@arteviva.pt
Bilhetes à venda em arteviva.bol.pt

01.11.2025 - 22:49

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2025 Todos os direitos reservados.