artes
TAS – Teatro Animação de Setúbal
Não aceitaremos o regresso ao pensamento único
O TAS – Teatro Animação de Setúbal responde às declarações apresentadas na Sessão de Câmara do dia 4 de março de 2026, referentes aos apoios às estruturas de teatro da cidade de Setúbal. "O TEATRO existe para questionar, refletir e promover o pensamento crítico. Definir o que é ou não "aceitável" para o público com base em critérios morais subjetivos é um retrocesso que julgávamos ultrapassado.", afirma o TAS em comunicado.
A Cultura não se Amordaça
O TAS – Teatro Animação de Setúbal vem publicamente manifestar o seu mais profundo repúdio perante as recentes declarações e posições de voto dos vereadores do partido CHEGA na Câmara Municipal de Setúbal, relativas ao apoio financeiro às companhias de teatro da cidade.
É com estupefação que vemos o trabalho cultural ser rotulado como "agenda ideológica" e "divisor de pessoas". Tais afirmações revelam não só um profundo desconhecimento do papel das ARTES, mas também uma tentativa perigosa de cercear a liberdade de criação.
O TEATRO existe para questionar, refletir e promover o pensamento crítico. Definir o que é ou não "aceitável" para o público com base em critérios morais subjetivos é um retrocesso que julgávamos ultrapassado.
Já não vivemos nos tempos da censura. Em democracia, o apoio público à CULTURA não deve ser um prémio por "bom comportamento" ou conformidade ideológica, mas sim um investimento na diversidade e na identidade de uma região.
Os setubalenses são um povo plural. Insinuar que o teatro afasta a população é ignorar décadas de salas cheias, de formação de públicos e do papel social que o TAS desempenha na comunidade.
Não aceitaremos o regresso ao pensamento único. A cultura "de gema" de Setúbal também se faz nos palcos, no ensaio e na provocação artística que nos faz crescer enquanto sociedade. O TAS continuará a produzir CULTURA livre, profissional e independente, fiel ao seu compromisso com a ARTE e com a liberdade.
Pelo Teatro, pela Liberdade, por Setúbal.
TAS - Teatro Animação de Setúbal
06.03.2026 - 17:48
imprimir
PUB.
Pesquisar outras notícias no Google
A cópia, reprodução e redistribuição deste website para qualquer servidor que não seja o escolhido pelo seu propietário é expressamente proibida.
Fotografia e Textos: Jornal Rostos.
Copyright © 2002-2026 Todos os direitos reservados.
RSS
TWITTER
FACEBOOK