Conta Loios

bastidores

Bloco de Esquerda - Setúbal
Visita USF Qta. Conde ( Sesimbra) e Centro de Saúde de Corroios ( Seixal)

Bloco de Esquerda - Setúbal <br />
Visita USF Qta. Conde ( Sesimbra) e Centro de Saúde de Corroios ( Seixal)Durante a tarde de ontem, o Bloco de Esquerda reuniu com a administração da Unidade de Saúde Familiar (Centro de Saúde) da Quinta do Conde. Na freguesia que maior crescimento demográfico registou nos últimos anos existem 11.000 pessoas sem médico de família. A USF projetada para funcionar com 10 médicos, 10 enfermeiros e 6 administrativos clínicos conta com cerca de metade dos profissionais.

Já na manhã de hoje, o Bloco de Esquerda reuniu com a direção do Centro de Saúde de Corroios onde pôde verificar que os problemas se assemelham com os acima referidos.
A situação da falta de profissionais, que foram reduzidos para mais de metade, afeta o normal funcionamento de tal forma que para tentar colmatar esta falha, o Centro de Saúde tem médicos em regime outsourcing com contrato de horas, o que em nada vem contribuir para a melhoria das condições do serviço prestado à população devido a estes apenas fazerem consultas de "doença aguda" - as intituladas "urgências" ficando para trás os grupos vulneráveis, nomeadamente as consultas de saúde materna, saúde infantil e planeamento familiar.

O flagelo do excesso de pessoas é outra grande preocupação, dos 31.408 inscritos neste Centro de Saúde, 20.516 não têm médico de família, sendo absolutamente clara a situação dramática que esta unidade de cuidados de saúde primários apresenta.

Sem esquecer as graves deficiências na estrutura do Centro de Saúde, este é composto por um prédio de três andares e sem elevador, uma das grandes reivindicações ouvidas hoje foi também a construção de um novo Centro de Saúde.

Joana Mortágua advertiu para a preocupante dificuldade de acesso à saúde das populações e afirmou que o bloqueio do Ministério da Saúde à contratação de novos especialistas para os serviços de saúde primários compromete um dos mais essenciais direitos como é o acesso à saúde.

Fonte BE

18.09.2015 - 20:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.