Conta Loios

bastidores

Almada - Situação da Pediatria no Hospital Garcia de Orta é «assustadora»
PSD alerta e diz estar «bastante preocupado»

Almada - Situação da Pediatria no Hospital Garcia de Orta é «assustadora»<br />
PSD alerta e diz estar «bastante preocupado» “A possibilidade de encerramento de algumas valências da Pediatria no Hospital Garcia de Orta, nomeadamente da Sala de Cuidados Intensivos Pediátricos, bem como da própria Urgência pediátrica, é um cenário real, que coloca em causa a assistência as crianças em todo o distrito”, sublinha deputado e presidente da Distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino.

O deputado e presidente da Distrital de Setúbal do PSD, Bruno Vitorino, diz estar “bastante preocupado” com o futuro da especialidade de Pediatria no Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, devido à falta de médicos.

“A possibilidade de encerramento de algumas valências da Pediatria no Hospital Garcia de Orta, nomeadamente da Sala de Cuidados Intensivos Pediátricos, bem como da própria Urgência pediátrica, é um cenário real, que coloca em causa a assistência as crianças em todo o distrito”, sublinha.

Recentes informações apontam neste sentido, tendo em conta uma recente comunicação do Conselho de Administração do hospital, do dia 7 de maio de 2019, para a Secretária de Estado Adjunta da Saúde a afirmar a "impossibilidade de assegurar o funcionamento da Sala de Cuidados Intensivos Pediátricos no HGO".

Este hospital serve uma população estimada em cerca de 350 mil habitantes dos concelhos de Almada e Seixal, sendo que em algumas valências a sua zona de influência extravasa largamente estes dois concelhos, estendendo-se a toda a Península de Setúbal, nomeadamente nas áreas de especialidade de Neonatologia e Neurocirurgia.

“Esta é uma situação assustadora, pois o encerramento de valências na área de Pediatria vem colocar em causa o acesso em tempo útil e com qualidade aos cuidados médicos necessários por parte das crianças da região”, explica Bruno Vitorino.

Ainda de acordo com informações vindas a público, não há pediatras disponíveis para contratação face às condições salariais oferecidas e à penosidade das condições de trabalho no Hospital Garcia de Orta, assim como a degradação dos serviços levou à saída dos médicos mais experientes e diferenciados.

Tendo em conta toda esta situação, e por existirem “grandes dúvidas” relativamente ao futuro da área de Pediatria no Hospital Garcia de Orta, os deputados do PSD do distrito de Setúbal vão pedir uma reunião com caráter de urgência ao Conselho de Administração.

Fonte - PSD

16.05.2019 - 13:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.