Conta Loios

bastidores

Setúbal - Importância económica e social da atividade da pesca no distrito de Setúbal
Candidatos a deputados do PS realizaram Roteiro das Pescas em Sesimbra.

Setúbal - Importância económica e social da atividade da pesca no distrito de Setúbal<br />
Candidatos a deputados do PS realizaram Roteiro das Pescas em Sesimbra. Tendo em conta a importância económica e social da atividade da pesca no distrito de Setúbal, que contribui com um terço do total da quantidade do pescado fresco capturado em Portugal continental, os candidatos do PS realizaram hoje o Roteiro das Pescas.

O Roteiro da Pescas iniciou-se com uma visita ao Porto de Pesca de Sesimbra, porto com a maior quantidade de pescado descarregado no país, seguida do embarque e viagem a bordo da traineira “Luís Adrião”, na qual a comitiva teve oportunidade de vivenciar as condições de trabalho dos pescadores a bordo, conhecer as suas artes de pesca e as rotinas das tripulações.
O Roteiro das Pesca prosseguiu com visitas e reuniões com representantes das associações de armadores e pescadores, designadamente a Cooperativa de Armadores de Pesca - Artesanalpesca e a Associação dos Armadores de Pesca do Centro e Sul, durante as quais foram auscultadas as principais preocupações do setor, foi possível visitar alguns investimentos em curso e ouvir a experiência adquirida com a implementação do Cabaz do Peixe, um projeto de circuito curto de comercialização que tem sido um exemplo e caso de estudo a nível nacional e internacional.
No decorrer das reuniões foram identificados alguns desafios em que será necessário reforçar o apoio ao setor, como seja na garantia de um maior equilíbrio nos rendimentos dos diferentes intervenientes na cadeia de valor, na capacidade de rejuvenescer tripulações ou na necessidade de adaptação às alterações climáticas.
E foram também destacadas pela positiva várias iniciativas levadas a cabo pelo Governo nos últimos 4 anos, como foi o caso da reabilitação e certificação de lotas, o esforço em melhorar o conhecimento sobre os stocks de sardinha, através da duplicação do número de cruzeiros para essa avaliação, as ações de promoção das espécies menos valorizadas como a cavala e o carapau, ou apoio à gasolina para as embarcações da pequena pesca artesanal.
O Roteiro das Pescas encerrou com um almoço convívio no porto de pesca, com armadores, pescadores e outros agentes da atividade económica da pesca que se quiseram juntar à comitiva.

Fonte - PS

04.09.2019 - 21:37

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.