Conta Loios

bastidores

Aeroporto de Lisboa no Montijo PSD admite reapreciação da solução Alcochete
Mesmo que obrigue renegociação de condições contratuais da concessão.

Aeroporto de Lisboa no  Montijo PSD admite reapreciação da solução Alcochete<br>
Mesmo que obrigue renegociação de condições contratuais da concessão.. Estudar, planear e projectar uma nova ligação nacional Sul-Norte em Alta Velocidade

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata, apresentou o Programa Eleitoral 2019, no qual uma sublinha que a tomada de decisão sobre o novo aeroporto de Lisboa, é um exemplo – “da falta de visão e de capacidade de planeamento do actual governo” que optou pela instalação de um aeroporto civil na Base aérea do Montijo, “sem se conhecer os estudos de impacto ambiental” e “abandonou-se o cenário do Campo de Tiro de Alcochete”.

No Programa Eleitoral do PSD para 2019, refere-se que – “o caso do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) é paradigmático da falta de visão e de capacidade de planeamento do actual governo. O acordo celebrado entre o Governo e o concessionário garantiu o aumento da capacidade do actual Aeroporto Humberto Delgado e elegeu a Base Aérea do Montijo para a instalação de um aeroporto civil. Sem se conhecer os estudos de impacto ambiental, abandonou-se o cenário do Campo de Tiro de Alcochete, e reconheceu-se injustificadamente que a solução acordada seria suficiente para suprir as necessidades até ao fim da concessão (2062). Ao contrário do que é normal, adoptaram-se estimativas de tráfego de passageiros surpreendentemente modestas.”

Opções a fazer não dispensam um estudo aprofundado das diferentes soluções

E conclui que – “A posição do PSD relativamente a este problema é a de que é prematuro afastar cenários e de que as opções a fazer não dispensam um estudo aprofundado das diferentes soluções. É previsível que venham a ser apontados problemas ambientais à solução do Montijo e que face à possível inconclusividade do estudo se recorra à decisão política sem qualquer sustentação técnica aceitável. Neste sentido, o PSD entende que poderá ser avisado a reapreciação da solução Alcochete, mesmo que tal obrigue a uma renegociação das condições contratuais da concessão.”

Ligação nacional Sul-Norte em Alta Velocidade

Outra matéria referenciada no Programa do PSD aponta a necessidade de – “Estudar, planear e projectar uma nova ligação nacional Sul-Norte em Alta Velocidade, em bitola europeia, com as respectivas ligações à fronteira e à Europa, preparadas para tráfego de passageiros e mercadorias, , num modelo de equilíbrio territorial e financeiro, e com ligação aos principais terminais logísticos nacionais e internacionais (incluindo portos e aeroportos).”
Esta perspectiva, naturalmente, é indissociável da necessidade de equacionar o avanço da Terceira Travessia do Tejo, nem que seja apenas com a vertente ferroviária.

07.09.2019 - 15:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.