Conta Loios

bastidores

Os Verdes chumbam novo aeroporto de Lisboa no Montijo
Impactos de ruído terão repercussão nas populações dos concelhos da Moita e Barreiro

Os Verdes chumbam novo aeroporto de Lisboa no Montijo<br />
Impactos de ruído terão repercussão nas populações dos concelhos da Moita e Barreiro O Partido Ecologista Os Verdes analisou o projeto do novo Aeroporto previsto para o Montijo e Respetivas Acessibilidades e participou na consulta pública do seu Estudo de Impacte Ambiental (EIA), tendo dado parecer negativo ao projeto e ao EIA.

Para Os Verdes, a eventual construção do aeroporto no local previsto – a Base Aérea nº6 - constituirá um enorme desastre ambiental pois para além da própria base ter uma imensa riqueza em termos de biodiversidade, tem também nas áreas contiguas uma das mais importantes áreas protegidas para a avifauna, a Reserva Natural do Estuário do Tejo.

Por outro lado os impactos de ruído terão repercussão nas populações dos concelhos da Moita e Barreiro ao nível do ambiente sonoro e na saúde humana, impactos importantes que não são mitigáveis. Os Verdes, ainda, refutam o plano relativo às acessibilidades e transportes, um plano que contém lacunas e que potencia o aumento do tráfego rodoviário e fluvial com o consequente aumento de emissões poluentes.

Acresce a estas razões o perigo de sismo, pois a região apresenta uma sismicidade histórica intensa, a possibilidade de contaminação de águas superficiais com consequente poluição do Rio Tejo e os problemas causados aos pescadores e mariscadores, com prejuízo desta atividade económica.

Os Verdes desde sempre defenderam que as questões ambientais e de qualidade de vida têm de ganhar uma outra dimensão nas decisões políticas. Nesta caso particular, verifica-se uma cedência descarada aos interesses económicos da concessionária e a deixar para trás aquele que é o interesse público e que se suporta nas matérias da qualidade ambiental e da qualidade de vida das populações.

Em conclusão, e sem prejuízo de uma leitura mais atenta ao texto completo entregue na Consulta Pública, o PEV considera que os aspetos negativos estão subavaliados e os positivos sobreavaliados e, por isso, dá parecer negativo ao estudo de impacte Ambiental em consulta e à construção de um aeroporto civil na BA6 Montijo.

Fonte - PEV

20.09.2019 - 15:32

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2019 Todos os direitos reservados.