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Ministro das Infraestruturas e da Habitação visita Porto de Lisboa
na estreia de novo serviço regular de contentores

Ministro das Infraestruturas e da Habitação visita Porto de Lisboa <br />
na estreia de novo serviço regular de contentores<br />
O Porto de Lisboa sublinha a importância do Terminal de Contentores de Santa Apolónia, com 742 metros de atracação, para navios com calados que variam entre -7 e -10 metros, e felicita a Samskip e os seus parceiros pela nova escala em Lisboa e pelas vantagens de uma colaboração que potencia a transferência modal da rodovia, para o modo marítimo.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, visitou hoje o Porto de Lisboa, onde foi recebido pela Administração dos Portos de Lisboa e de Setúbal e Sesimbra, liderada por Lídia Sequeira.

A visita incluiu uma passagem pelos Terminal de Contentores de Santa Apolónia (operado pela Yilport Sotagus) e Terminal Multiusos do Poço do Bispo (operado pela ETE, S.A) no mesmo dia em que o Porto de Lisboa recebeu o navio Samskip Estrela, agenciado pela Marmedsa e que fez hoje a primeira escala do novo serviço regular de contentores «SAMSKIP PORTUGAL SERVICE», no Terminal Sotagus.

Este novo serviço de contentores vai ter uma rotação semanal que fará a conexão entre Tilbury, Reino Unido, e Portugal, passando por Roterdão e Leixões, permitindo acesso à rede europeia da Samskip, com conexões à Escandinávia e Europa Central e Oriental.

O Porto de Lisboa sublinha a importância do Terminal de Contentores de Santa Apolónia, com 742 metros de atracação, para navios com calados que variam entre -7 e -10 metros, e felicita a Samskip e os seus parceiros pela nova escala em Lisboa e pelas vantagens de uma colaboração que potencia a transferência modal da rodovia, para o modo marítimo.

O Terminal de Contentores de Santa Apolónia tem uma capacidade de movimentação de aproximadamente 450 mil TEU por ano, e está vocacionado para diversos tipos de tráfego, designadamente o de shortsea. Assumindo-se como uma das principais referências a nível nacional no segmento de carga contentorizada, o Terminal de Contentores de Santa Apolónia oferece excelentes condições de navegação, localizando-se na confluência das principais rotas comerciais mundiais.

Sobre o Porto de Lisboa:

O Porto de Lisboa é um grande porto europeu de orientação atlântica e porta direta para o mercado ibérico, localizado no maior centro de consumo nacional (região de Lisboa e Vale do Tejo).
A sua localização geoestratégica confere-lhe um estatuto de relevo nas cadeias logísticas do comércio internacional e nos principais circuitos de cruzeiros.

O Porto de Lisboa é um porto multifuncional, composto por 15 terminais portuários dedicados a todos os tipos de carga e um de passageiros de cruzeiro, operando 24 horas por dia, 365 dias por ano e oferecendo as melhores condições de navegação para todo o tipo de navios.

Localizado no estuário do rio Tejo - o maior estuário da Europa Ocidental - que se encontra com o oceano Atlântico numa bacia de 32.000 hectares, a sua área de jurisdição portuária confina com onze municípios: Benavente, Alcochete, Almada, Barreiro, Lisboa, Loures, Moita, Montijo, Oeiras, Seixal e Vila Franca de Xira.

Atualmente, o porto de Lisboa é líder nacional no segmento dos Cruzeiros e no ranking da movimentação dos granéis agroalimentares, sendo um porto estratégico na importação e exportação da indústria agroalimentar da Península Ibérica.

28.11.2019 - 02:15

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