Conta Loios

bastidores

Setúbal - Em sessões no âmbito do Parlamento dos Jovens.
Deputados Socialistas visitam escolas do distrito

Setúbal - Em sessões no âmbito do Parlamento dos Jovens.<br>
Deputados Socialistas visitam escolas do distrito O Deputado Fernando José irá ao Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde, no próximo dia 16 de janeiro e a Deputada Maria Antónia Almeida Santos estará no Agrupamento de escolas José Afonso, no concelho da Moita, no próximo dia 20, segunda feira.

Com o início da primeira sessão legislativa da XIV Legislatura, as deputadas e os deputados socialistas, eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, participam, mais uma vez, em sessões no âmbito do Parlamento dos Jovens.

Este ano, o tema em debate é a Violência Doméstica e no Namoro: “Da sensibilização à ação”, para o ensino básico; e “Como garantir o respeito e a igualdade”, para o ensino secundário.

As deputadas e deputados socialistas têm tido uma presença ampla no distrito, nomeadamente:

• Deputado Filipe Pacheco: Escola Secundária Anselmo de Andrade, em Almada e Escola Daniel Sampaio, na Sobreda/Almada;
• Deputado André Pinotes Batista: Escola Básica e Secundária de Santo António, no Barreiro;
• Deputada Sofia Araújo: Escola Secundária 3º CEB Poeta Al Berto, em Sines;
• Deputado Fernando José: Escola Secundária de Bocage, em Setúbal;
• Deputada Clarisse Campos: Escola Secundária de Alcácer do Sal.

E a Deputada Catarina Marcelino esteve, também, em escolas como Escola Profissional Almirante Reis, em Lisboa, e Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, em Alcabideche/Cascais.

O Deputado Fernando José irá ao Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde, no próximo dia 16 de janeiro e a Deputada Maria Antónia Almeida Santos estará no Agrupamento de escolas José Afonsa, no concelho da Moita, no próximo dia 20, segunda feira.

O Parlamento dos Jovens é um programa aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, e é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, de escolas do ensino público, privado e cooperativo do Continente, das Regiões Autónomas e dos círculos da Europa e de Fora da Europa.

Constituem objetivos do programa:

• Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política;
• Dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses;
• Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões;
• Incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente;
• Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais;
• Estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria;
• Sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetem o seu presente e o futuro individual e coletivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político.
O programa Parlamento dos Jovens culmina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República:
• Uma Sessão destinada aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico;
• Uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário.
A presença das deputadas e dos deputados tem uma importância axiomática neste contexto e é valorizada, por alunos e professores, como uma experiência única de contacto direto entre representantes e representados para partilha de ideias sobre questões que afetam diretamente os jovens e/ou a realidade local ou nacional.

Através deste projeto de cidadania transversal a vários públicos, intervenientes e protagonistas, todos assumem um papel participativo preponderante e contribuem para a afirmação da Democracia.

O Parlamento português, através dos seus deputados, reforça, deste modo, os laços com a comunidade educativa e reafirma-se enquanto espaço de diálogo, de reflexão e de partilha com os jovens.

15.01.2020 - 14:24

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.