Conta Loios

bastidores

Comissão Concelhia da Moita do PCP
Os pedidos de apoio social aumentam de dia para a dia

Comissão Concelhia da Moita do PCP<br />
Os pedidos de apoio social aumentam de dia para a dia "É necessário e urgente travar o caminho de destruição de postos de trabalho, exigir que as medidas a tomar venham no sentido de preparar o país para retomar um caminho que valorize os trabalhadores, os salários, que crie e proteja o emprego.", sublinha a Comissão Concelhia da Moita do PCP.

Comunicado da Comissão Concelhia da Moita do PCP

A Comissão Concelhia da Moita do PCP reunida a 23 de Maio de 2020, debateu as orientações para o XXI Congresso do Partido Comunista Português, a realizar em Novembro deste ano e saudou e valorizou o trabalho desenvolvido por todos os trabalhadores na resposta a esta situação complexa que atravessamos, que nos mostrou a importância do trabalho, da produção e comércio local e dos serviços públicos para o normal funcionamento do país.

A situação social que atravessamos tem-se agravado. O aumento da ofensiva contra os direitos dos trabalhadores, através dos despedimentos abusivos, da imposição de férias forçadas, do corte de salários ou desregulação dos horários de trabalho, através de bancos de horas e outros artifícios, tem levado ao aumento do número de desempregados, bem como o número de pessoas com perda total de rendimentos.

Os pedidos de apoio social aumentam de dia para a dia. A falta de capacidade das instituições e em especial do governo no que respeita à protecção do emprego e das pequenas e médias empresas não resulta da actual pandemia, esta apenas veio precipitar e agravar uma nova crise económica, no contexto mais geral da crise estrutural do capitalismo, dando-lhe uma mais ampla e profunda dimensão e aumentando a instabilidade e a incerteza.

É necessário e urgente travar o caminho de destruição de postos de trabalho, exigir que as medidas a tomar venham no sentido de preparar o país para retomar um caminho que valorize os trabalhadores, os salários, que crie e proteja o emprego.
Uma política assente na garantia do aumento da produção nacional, que ponha Portugal a produzir, que garanta a soberania alimentar do país, que valorize os serviços públicos, que se liberte dos constrangimentos orçamentais impostos pela União Europeia, que permita enfrentar o futuro com confiança.

É nesse sentido que se desenvolve a campanha “Valorizar o trabalho e os trabalhadores. Não à exploração”. A Comissão Concelhia assume o compromisso de dinamizar o contacto com os trabalhadores das empresas do concelho da Moita, com os comerciantes locais e com o Movimento Associativo Popular, dando voz às suas aspirações e denúncias, porque no combate ao vírus, nem um direito a menos.

Comissão Concelhia da Moita do PCP
Clube Recreativo do Penteado
Moita, 23 de Maio de 2020

24.05.2020 - 12:26

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.