Conta Loios

bastidores

Barreiro - Na Urbanização da Escavadeira
Novo Centro Saúde Alto Seixalinho a caminho da concretização

Barreiro - Na Urbanização da Escavadeira<br />
Novo Centro Saúde Alto Seixalinho a caminho da concretização O processo que visa a construção de uma nova unidade de cuidados primários de saúde no Alto Seixalinho, no Barreiro, tem tido andamento. Aliás, encontra-se em pleno desenvolvimento.

A assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Município de Barreiro, com vista à concretização dessa obra teve lugar em maio de 2019.

Entretanto, e mais uma vez com deliberação favorável da Câmara Municipal de Barreiro, em 18 de março último, foi efetuada uma adenda ao Protocolo no sentido de ser a Administração Regional de Saúde a elaborar o projeto de arquitetura.

Esse estudo prévio de arquitetura já foi concebido e recentemente entregue ao Município, o que lhe permite, nos passos imediatamente seguintes, elaborar os projetos das especialidades que pelo estabelecido no protocolo cabe à autarquia. É possível, ainda, iniciar a candidatura a fundos comunitários.

O terreno onde o equipamento vai ser construído fica situado na Rua do Brasil, na Urbanização da Escavadeira.

A Deputada Eurídice Pereira, Coordenadora Regional dos Deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Setúbal, lembrou essa tramitação num debate sobre o assunto, na Assembleia da República, no sentido de inteirar a população daquele concelho dos factos reais do processo.

Outro dos assuntos abordados pela eleita foi a resposta em médicos de família. “O concelho do Barreiro tem 5 unidades funcionais, e 1 extensão, com cerca de 85 mil inscritos das quais três das unidades garantem cobertura a 100%. A cobertura total ronda os 83%”. Sobre a questão a Deputada lembrou que “infelizmente o ACES Arco Ribeirinho não consegue preencher as vagas abertas em concurso, mesmo em casos onde já se disponibilizaram incentivos. No entanto, é sabido que a aposta da atual governação é alcançar uma plena cobertura em medicina geral e familiar. É um processo que, gradualmente, se vai atingindo e que coincide com a vontade dos cidadãos. “, conclui.

No país tem sido desenvolvido um vasto conjunto de investimentos em instalações e equipamentos, a que o distrito de Setúbal não é alheio, e que visam a renovação e requalificação total das instalações dos cuidados de saúde primários, num esforço concertado com os municípios, como é o caso do Barreiro que garante o pagamento de 50% da nova unidade de saúde no Alto Seixalinho, num genuíno registo de cooperação que visa melhorar as respostas no município.

Fonte - PS

06.06.2020 - 14:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.