Conta Loios

bastidores

Presidente da Concelhia de Almada do Partido Socialista
Ivan Gonçalves assume o mandato de Deputado à Assembleia da República

Presidente da Concelhia de Almada do Partido Socialista<br />
Ivan Gonçalves assume o mandato de Deputado à Assembleia da República  O ex-Secretário-geral da Juventude Socialista, atualmente Presidente de Concelhia do Partido Socialista de Almada, regressa ao Parlamento substituindo Catarina Marcelino como Deputado eleito pelo distrito de Setúbal.

Ivan Gonçalves tem 33 anos, é licenciado em Ciências de Engenharia Biológica pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) e Presidente da Concelhia de Almada do Partido Socialista.
Foi Deputado do Partido Socialista durante a XIII Legislatura, sendo o mais jovem Vice-Presidente da Bancada Parlamentar do Partido Socialista, com a responsabilidade pelas áreas da Comunicação Social, Juventude e Desporto, e membro da Comissão Permanente da AR.

Foi membro das Comissões Parlamentares de “Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto”, “Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa”, “Educação e Ciência” e “Trabalho e Segurança Social”, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal/Palestina, membro dos Grupos Parlamentares de Amizade Portugal/Japão e Portugal/Paraguai e membro suplente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa.

Exerceu também funções como representante do Grupo Parlamentar do Partido Socialista no Grupo de Trabalho para o Parlamento Digital e no Grupo de Trabalho para a Revisão da Lei do Associativismo Jovem.

No âmbito das suas funções foi autor ou coautor de dezenas de iniciativas parlamentares em âmbitos tão diversos como o do combate à precariedade e promoção de relações de trabalho dignas, da diminuição dos custos de frequência do Ensino Superior, da valorização das Políticas de Juventude e da proteção dos direitos, liberdades e garantias de todos os cidadãos. Entre estas destacam-se o estabelecimento de um rácio para a disparidade salarial no seio das empresas, a adoção de medidas para o combate às “fake news” no nosso país, o aumento em 200€ das bolsas do programa “+ Superior”, o aumento da dotação prevista em sede de Orçamento do Estado para o programa “Porta 65 Jovem”, o restabelecimento de um desconto de 25% nos passes dos transportes públicos para todos os estudantes com menos de 23 anos e a criação do Orçamento Participativo de Portugal Jovem, iniciativa pioneira a nível mundial.

Ainda no Instituto Superior Técnico foi Bolseiro de Integração à Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desempenhou os cargos de Presidente da Direção da Associação dos Estudantes do IST, membro da Assembleia Estatutária do IST, membro do Conselho de Escola do IST, membro do Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa e membro da Assembleia Estatutária da Universidade de Lisboa que resultou da fusão das antigas UL e UTL.

Foi membro do Conselho Geral da FAIRe (Federação Académica para a Informação e Representação Externa), a organização representante do ensino superior português na ESU (European Students’ Union), tendo sido seu representante em diversos fóruns internacionais.

Foi Secretário-geral da Juventude Socialista, estrutura em que exerceu também os cargos de coordenador do Núcleo de Estudantes Socialistas do Instituto Superior Técnico, Presidente da Concelhia de Almada, Presidente da Federação Distrital de Setúbal, Coordenador Académico Nacional, membro do Secretariado Nacional com os pelouros do Ensino Superior e do Trabalho e representante da Juventude Socialista na Comissão Nacional, na Comissão Política Nacional, no Secretariado Nacional e na Comissão Permanente do Partido Socialista.

A nível autárquico é, atualmente, líder da bancada do Partido Socialista e Presidente da Comissão de Orçamento, Património e Recursos Humanos da Assembleia Municipal de Almada, tendo ocupado, em mandatos anteriores, os cargos de Vereador em regime de substituição da Câmara Municipal de Almada e de membro suplente da Assembleia de Freguesia de Almada.

11.09.2020 - 07:38

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2020 Todos os direitos reservados.