Conta Loios

bastidores

Opção Alcochete para construção do Novo Aeroporto de Lisboa
Bloco de Esquerda propõe prorrogação da validade da Declaração de Impacte Ambiental

Opção Alcochete para construção do Novo Aeroporto de Lisboa<br />
Bloco de Esquerda propõe prorrogação da validade da Declaração de Impacte Ambiental O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Resolução para manter a vigência da Declaração de Impacte Ambiental (DIA) da opção do Campo de Tiro de Alcochete para a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, impedindo que caduque no próximo dia 9 de dezembro. Com esta proposta, o Bloco pretende deixar em aberto Alcochete como alternativa à opção Portela + Montijo para a estratégia aeroportuária do país.

Recorde-se que o Campo de Tiro de Alcochete foi apontado como a melhor opção, comparativamente à alternativa OTA, na última Avaliação Ambiental Estratégica realizada para aferir a melhor localização para o novo aeroporto. A caducidade da DIA é um procedimento administrativo que terá reflexos negativos para uma tomada de decisão futura para a gestão aeroportuária e para o interesse nacional, sobretudo depois da aprovação pelo Parlamento de uma Avaliação Ambiental Estratégica que volte a comprar localizações.

A prorrogação da validade da DIA contribui para a proteção do interesse público, das populações, fauna e flora da região, não descartando, por motivos meramente administrativos, os estudos aprovados.

Para o Bloco, a opção Portela + Montijo é um erro estratégico para o desenvolvimento do país, cujos fortes impactos ambientais, económicos e sociais não podem ser escamoteados. O Bloco defende um projeto de médio/longo prazo que considere a transição faseada para um Novo Aeroporto de Lisboa, processo que deve estar aliado à concretização do Programa Ferrovia 2020 e ao objetivo de ligar os aeroportos à ferrovia pesada.

Setúbal, 25 de novembro de 2020
Fonte - Bloco de Esquerda / Distrital Setúbal

25.11.2020 - 20:30

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.