Conta Loios

bastidores

Setúbal - Sobre poluição no Sado
PAN chama Ministro do Ambiente ao Parlamento

Setúbal - Sobre poluição no Sado<br />
PAN chama Ministro do Ambiente ao Parlamento O Grupo Parlamentar do PAN - Pessoas - Animais - Natureza deu entrada de um requerimento para uma audição do Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e da organização não-governamental de ambiente SOS Sado com vista a procurar esclarecer o teor de denúncias relativas a um alegado episódio de poluição, com impacto potencialmente grave, no estuário do Sado, designadamente, na praia da Mitrena.

De acordo com a informação recebida, tratar-se-a de uma descarga de lamas cinzentas que estarão a invadir a paisagem, soterrando o sapal e a vegetação, e a tornar as águas do estuário do Sado num lodo movediço escuro, o que poderá ser mortífero para as espécies que ali ocorrem. Nessa localização, inicia-se o território delimitado pela Convenção Internacional Ramsar, que visa proteger zonas de habitat de aves aquáticas. As lamas ameaçam ainda invadir os lençóis aquíferos que alimentam a vegetação da zona e colocar em causa todo o habitat.

Desconhece-se a origem da fonte de poluição, mas existem indícios, de acordo com as denúncias a que o PAN teve acesso, que a situação poderá ter origem nas dragagens no terminal da Secil.

21.01.2021 - 15:08

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.