Conta Loios

bastidores

JP Distrital de Setúbal
«Atribuições e competências das autarquias locais» foi tema da primeira formação de 2021

JP Distrital de Setúbal <br />
«Atribuições e competências das autarquias locais» foi tema da primeira formação de 2021 No passado sábado, dia 13 de fevereiro, realizou-se a primeira formação online, via Zoom, deste ano, organizada pela Academia de Formações da Juventude Popular Distrital de Setúbal, que contou com a participação da ex-autarca da Junta de Freguesia de Campolide para uma conversa interna..

O tema foram as atribuições e competências das autarquias locais, uma vez que as eleições autárquicas se aproximam. Liderada pela convidada Joana Vitorino Mendes, advogada e ex-autarca pela Junta de Freguesia de Campolide, Lisboa, a formação teve duração de cerca de duas horas e contou com mais de 25 participantes, de todos os cantos do país. Houve membros da JP e do CDS de Murça, Coimbra, Setúbal, Seixal, Almada e Sesimbra, entre outras localidades.

Na formação abordaram-se tópicos como, formas de analisar documentos para Assembleias de Freguesia, como fazer oposição mesmo não estando em nenhum cargo e foram vistas algumas leis mais pertinentes, relacionadas com o assunto. Os participantes podiam intervir, dissipando as suas dúvidas e promovendo momentos de discussão e reflexão de ideias.

Para a convidada, as formações internas são bem-vindas e o partido deve apoiar a juventude, uma vez que se houver elementos da JP em cargos autárquicos, estão em representação do partido e por isso, este é um trabalho de todos. Refere que na sua concelhia a formação era muito valorizada e isso dava experiência e conhecimento às pessoas, para melhor atuarem. Confessa que a sua experiência neste âmbito foi muito positiva, mas acredita que pode não ser assim em todas as concelhias.

José Coutinho, presidente da JP Distrital de Setúbal, acredita que estas ações de formação são uma mais valia. Considera que as autárquicas vão ser um desafio, mas que há caminho e que os momentos de partilha e aquisição de conhecimentos, ajudam no desempenho de cada um no seu papel cívico, ativo na política, e de representação não só o partido como essencialmente as pessoas.

As ações de formação têm sido uma aposta do mandato de José Coutinho. O ano passado a Academia da JP Distrital de Setúbal já havia realizado formações com, por exemplo, Manuel Monteiro, Ribeiro e Castro. As formações, dado o contexto pandémico, são sempre realizadas via Zoom, gratuitas, e abertas a qualquer membro ou militante da JP e do CDS, fechando o círculo, de forma a promover a formação interna do partido e seus simpatizantes.

17.02.2021 - 09:00

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.