Conta Loios

bastidores

Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal
Continuam avaliação das respostas em saúde

Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal<br />
Continuam avaliação das respostas em saúde<br />
<br />
. Centro de saúde da Quinta do Anjo já existe terreno para a construção

A dificuldade no reforço de profissionais e na resposta aos utentes é um problema que está a ser acompanhado e que tem maior pressão no concelho de Setúbal, onde mais de 30% da população continua sem médico de família, o que contrasta com Sesimbra e Palmela, onde essa percentagem baixa para 10,3% e 8,4%, respetivamente.

Dando continuidade ao contacto permanente dos parlamentares socialistas com as instituições e forças vivas do distrito de Setúbal, no âmbito do roteiro «Manter a proximidade, em segurança», os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, Eurídice Pereira, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves, este último também presidente da estrutura concelhia do PS de Almada, reuniram na passada 6ªfeira, de forma digital, com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Almada Seixal e com o ACES Arrábida.

Na agenda destas duas reuniões esteve a resposta à pandemia, a análise do processo de vacinação contra a COVID-19 e a abordagem das respostas dos ACES em toda a sua esfera de competências.

A primeira reunião, com a Direção Executiva do ACES Almada Seixal, contou também com as presenças da Presidente e da Vereadora da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros e Teodolinda Silveira, respetivamente.

Nesta reunião foi possível perceber que em Almada e Seixal foram já realizados, desde setembro de 2020, 5683 testes PCR à COVID-19, testes estes que têm um custo de cerca de 100€ a unidade, num claro investimento na monitorização e controlo da pandemia. Por outro lado, foi dada a previsão de que, até ao dia 22 de fevereiro, serão vacinadas 2752 pessoas nestes 2 concelhos, havendo já a previsão de chegada de cerca de 5000 vacinas todas as semanas a este ACES. Nestes dois concelhos existe, neste momento, uma capacidade instalada para vacinar entre 1500 e 2000 pessoas por dia, existindo, no entanto, possibilidade de aumento dessa capacidade, se tal se vier a revelar necessário.

No que respeita aos Cuidados de Saúde Primários, estão sinalizados pelo ACES a necessidade de construção do novo Centro saúde do Feijó, a construção da Extensão de Saúde dos Foros de Amora, da Unidade de Saúde Familiar da Rosinha e de Paio Pires e o alargamento da unidade de Fernão Ferro. Todas estas obras são fundamentais para a melhoria da prestação de cuidados de saúde à população destes dois concelhos e, exatamente por isso, estão já referenciadas.

A segunda reunião contou, para além da presença dos parlamentares socialistas, com a comparência dos Presidentes das estruturas concelhias do PS de Setúbal, Palmela e Sesimbra, Paulo Lopes, Raúl Cristóvão e Nelson Pólvora, respetivamente.

Na reunião foi possível obter a informação de que durante esta semana chegarão ao ACES Arrábida 3700 vacinas e que os centros de vacinação de Setúbal (Cais 3), Pinhal Novo e Quinta do Conde estão prontos a iniciar o processo de vacinação.

Fazendo um balanço do plano de vacinação foi reafirmada a capacidade para ministrar todas as vacinas, sendo que até 12 janeiro foram vacinados 200 profissionais considerados prioritários nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra e que a partir dessa data já foram vacinados 450 profissionais, 508 pessoas entre os 50-65 e 380 com mais de 80 anos.

Na reunião foram ainda abordados os temas da construção de novos centros de saúde e falta de profissionais. Estando presente a dificuldade já conhecida de recrutamento. De facto, as vagas disponibilizadas a concurso têm uma permanente dificuldade de preenchimento.

Sobre os centros de saúde foi prestado o esclarecimento de que o Centro de Saúde de Sesimbra está em construção e que as obras iniciadas em dezembro passado correm com normalidade.

No que concerne às unidades de saúde do concelho de Setúbal, a de Azeitão é a que está em processo mais avançado, estando em fase de lançamento de concurso de empreitada. A Infraestrutura para o Bairro do Liceu já tem terreno identificado e projeto e a prevista para Santos Nicolau tem igualmente o processo em curso e irá constituir um ganho no futuro pela possibilidade de aumentar a capacidade de resposta à população.

Quanto ao centro de saúde da Quinta do Anjo, foram os deputados informados de que já existe terreno para a construção, estando a administração da saúde a encetar os contactos apropriados para a sinalização da unidade.

A dificuldade no reforço de profissionais e na resposta aos utentes é um problema que está a ser acompanhado e que tem maior pressão no concelho de Setúbal, onde mais de 30% da população continua sem médico de família, o que contrasta com Sesimbra e Palmela, onde essa percentagem baixa para 10,3% e 8,4%, respetivamente.

Na procura de aumentar a resposta aos utentes foram os deputados informados que durante esta semana o Centro de Saúde de Santos Nicolau passará a ter mais um médico e a partir de abril mais uma médica.

São Bento, 22 de fevereiro de 2021
Deputados PS círculo eleitoral Setúbal

22.02.2021 - 17:58

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.