Conta Loios

bastidores

CARLOS HUMBERTO, CANDIDATO DA CDU À CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO
«O BARREIRO NECESSITA DE TER VOZ»

CARLOS HUMBERTO, CANDIDATO DA CDU À CÂMARA MUNICIPAL DO BARREIRO<br>
«O BARREIRO NECESSITA DE TER VOZ» A Coligação Democrática Unitária – CDU apresentou, ontem, dia 23 de Abril, os primeiros Candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e da Assembleia Municipal do Barreiro, José Luís Ferreira, numa iniciativa pública que contou com a presença do Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Com competência e uma inquestionável experiência na actividade política, local, regional e nacional, os dois Candidatos demonstram reunir as condições para assumir o projecto autárquico da CDU no Barreiro, com trabalho, honestidade e competência.

Dezenas de independentes e simpatizantes, de jovens e de mulheres, de militantes e de amigos marcaram presença na iniciativa que decorreu na Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”, respeitando as regras da Direcção Geral de Saúde relativamente à pandemia de COVID-19.

Também com transmissão em directo, através de www.facebook.com/CDUBarreiro2021, os Candidatos da CDU receberam, ontem, nesta iniciativa pública, uma verdadeira demonstração de confiança num projecto participativo que tem somado vontades, experiências e aspirações em torno de um objectivo comum: construir uma alternativa com futuro para o Barreiro e para os Barreirenses.

JOSÉ LUÍS FERREIRA
Sinto muito desconforto pelo facto da Câmara Municipal do meu concelho ter optado pelo interesse da Vinci

José Luís Ferreira reside no Barreiro há mais de 30 anos, é eleito pelo círculo de Setúbal do Partido Ecologista “Os Verdes” na Assembleia da República onde tem tido intervenção directa em questões ambientais de que são exemplos a oposição à venda da Quinta do Braamcamp ou a oposição à solução, agora rejeitada, da construção do Novo Aeroporto de Lisboa na Base Aérea do Montijo.

Na sua intervenção, sublinhou que “como Barreirense, sinto muito desconforto pelo facto da Câmara Municipal do meu concelho ter optado pelo interesse da Vinci, em detrimento do interesse das populações e do interesse público”, referindo-se ao parecer positivo do actual executivo socialista relativamente à localização do aeroporto de Lisboa na Base aérea do
Montijo. No que respeita à Quinta Braamcamp, salientou que “a Câmara do PS tem outros projectos e outros negócios em vista, onde, pelos vistos, nem os interesses ambientais, nem o interesse dos barreirenses têm qualquer relevância. E quando falamos da Braamcamp, falamos de um espaço que a gestão CDU trouxe para a esfera municipal, que candidatou a
fundos europeus que foram aprovados e que visavam a recuperação do moinho de maré,

o arranjo dos espaços verdes, o derrube dos muros da antiga fábrica, a criação de zonas pedonais, permitindo a vivência e o usufruto pelas populações. Sucede que o executivo PS não só não executou a candidatura, como ainda decidiu entregar a Quinta aos privados”.
José Luís Ferreira falou ainda de outros projectos iniciados na gestão CDU na autarquia barreirense e que “andaram para trás ou que ficaram parados”: Escola 3, nova esquadra da PSP, falta de desenvolvimento na revisão do PDM, baixas taxas de execução dos fundos comunitários, valorização do sítio de Alburrica, assim como a reaproximação do Barreiro aos seus rios, a ponte pedonal e ciclável para o Seixal, a Muleta, barco típico do Tejo, que estava em construção.

“Estes são, infelizmente, apenas alguns exemplos que nos dão a dimensão aproximada da forma como o PS deixou o Barreiro e os Barreirenses. E é por isso que aqui estamos.
Para trazer de novo os Barreirenses para o centro das preocupações”.

CARLOS HUMBERTO
É para continuar o que foi interrompido.

Carlos Humberto, natural do Barreiro, terra de onde nunca saiu, foi presidente da Câmara Municipal do Barreiro, de 2005 a 2017, e é actualmente Primeiro-Secretário Executivo da Área Metropolitana de Lisboa. Rosto do passe social intermodal, aplica o diálogo com a população e com as instituições na procura das soluções para a resolução de problemas.
Ajudar a construir uma estratégia de desenvolvimento tem sido sempre a sua forma de trabalhar em todos os contextos da sua vida.

“Foram diversos os apelos de camaradas meus, de cidadãos sem partido e de outros partidos que não o meu, para que me disponibilizasse para esta função. Aqui estamos, com a clarividência, com a sensibilidade e a combatividade para ajudar o Barreiro a vencer”, referiu Carlos Humberto na sua intervenção.
“A razão por que sou candidato a Presidente da Câmara é para colocar, à disposição do Barreiro, o meu saber, a minha experiência, os meus conhecimentos, os contactos que fui construindo. É para continuar o que foi interrompido. É para dar voz ao Barreiro. É para que o Barreiro tenha voz própria. É para me assumir como porta-voz do Barreiro junto das diversas instâncias. O Barreiro necessita de ter voz!”

Carlos Humberto garantiu que não deixará de “reflectir sobre o passado do concelho do Barreiro, do importantíssimo papel do Poder Local no seu desenvolvimento. Respeito todos os que passaram pelos diversos órgãos do Poder Local no pós 25 de Abril. Desse respeito não abdicarei! Mas o meu, o nosso combate, é pelo presente e pelo futuro. É essa a razão da minha, da nossa candidatura” e sublinhou a importância do desenvolvimento económico, do papel estratégico que os antigos territórios industriais terão nesse mesmo desenvolvimento, da cultura e da arte, do desporto e do associativismo, da diversidade cultural, do ambiente, sustentabilidade e diversidade, da educação para todos, da intervenção social

“Afirmo que temos honra no passado, na nossa intervenção, no nosso trabalho. Afirmo que não nos desviaremos do nosso caminho, que consideramos justo e coerente. Não vamos fazer uma campanha eleitoral que ultrapasse as nossas possibilidades financeiras. Ao contrário de outros, não faremos uma campanha de ricos quando as dificuldades do concelho
e das pessoas são crescentes”, referiu o candidato.

Carlos Humberto terminou a sua intervenção com uma mensagem de confiança: “É com alegria que vamos para este combate. É com satisfação que temos ouvido muitas pessoas de diversos estratos sociais, com concepções políticas diferenciadas, afirmar que votarão CDU nas próximas eleições. Isso é motivo de alegria e de confiança. Estes incentivos dão-nos força, dão-nos combatividade. As vitórias constroem-se. Nós estamos a construir a vitória. Nós estamos a construir a vitória do Barreiro. Nós estamos a construir a vitória da CDU. Contem Comigo! Contarei Convosco!”.

JERÓNIMO DE SOUSA
Quinta da Braamcamp adquirida pela Câmara no anterior mandato a actual do PS quer entregar à especulação imobiliária

A encerrar a iniciativa, o Secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, dedicou as primeiras palavras da sua intervenção aos dois candidatos: “Carlos Humberto, um homem que tem dado o melhor de si pelo seu concelho e pelas suas gentes, como o provou quando assumiu no passado as mais altas responsabilidades no Município” e “ José Luís Ferreira, um candidato com uma grande intervenção e experiência na nossa vida colectiva e com um historial de grande dedicação à causa pública. Aos dois endereçamos votos de bom trabalho nesta batalha que, em conjunto, vamos travar e que queremos vencer. Sim, são dois candidatos com uma reconhecida capacidade de realização e competência aqueles que a CDU apresenta. Candidatos prontos a servir as populações, conhecedores da realidade, dos problemas e dos desafios que se colocam ao desenvolvimento do concelho do Barreiro e que pode ainda contar com o saber e a mais que comprovada entrega e disponibilidade do colectivo da CDU, que tem um trajecto de intervenção de décadas nesta terra, marcada pelos valores do trabalho, honestidade e competência e que são a marca do seu projecto distintivo”.

O Secretário-Geral do PCP lembrou “os desafios que temos em mãos e quanto precisamos de lutar para os concretizar. Falamos da importância da terceira travessia do Tejo, a ponte para o Seixal, o aeroporto em Alcochete. Da importância da requalificação do Barreiro Antigo. Quanto está presente na população o desejo de ter uma mais estreita e qualificada
ligação do Barreiro aos rios e soluções para os problemas ambientais, nas quais se inclui a Mata da Machada e a Quinta da Braamcamp adquirida pela Câmara no anterior mandato de maioria CDU para usufruto da população e que a actual maioria do PS quer entregar à especulação imobiliária. Sabemos quanto é preciso lutar para que se resolva o grave problema da existência de milhares de famílias sem médico de família. Deu-se com a nossa luta e proposta um passo importante na redução do passe social, mas é preciso garantir que se continue, a caminhar para a sua progressiva gratuitidade, ao mesmo tempo que se assegura o alargamento da oferta dos transportes públicos e da sua segurança neste quadro da epidemia do COVID-19. É para lhes dar resposta que estamos cá e dizer com toda a segurança que a CDU está neste combate para vencer e preparada para assumir todas as responsabilidades que a população lhe queira confiar em Outubro próximo”.
Jerónimo de Sousa salientou que “a população do Barreiro conhece o trabalho da CDU neste concelho e a contribuição que deu para o seu desenvolvimento. Como em momentos já vividos, em que esse trabalho se viu interrompido pelo PS com as marcas negativas conhecidas e que uma vez mais se comprovaram neste mandato, confiamos que o povo do Barreiro reponha na gestão desta autarquia o trabalho, a competência e o rigor que a CDU garante”.

A apresentação pública dos Candidatos da CDU contou com a presença de Susana Silva, da Comissão Executiva do Partido Ecologista “Os Verdes”, Vivina Nunes, da Direcção Nacional da Intervenção Democrática, e de Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central do Partido Comunista Português.
Contou também com momentos culturais com as atuações musicais de José Monteiro, no clarinete, e João Custódio, no contrabaixo, e do ator Júlio Mesquita, com a homenagem a Ary dos Santos

Fonte - CDU Barreiro
𝐹𝑜𝑡𝑜𝑠: 𝐶𝑟𝑒́𝑑𝑖𝑡𝑜𝑠 𝑑𝑒 𝑉𝑒𝑟𝑎 𝑀𝑎𝑟𝑚𝑒𝑙𝑜

24.04.2021 - 18:07

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.