Conta Loios

bastidores

Patrícia Gaspar, atual Secretária de Estado da Proteção Civil
Será a mandatária geral das candidaturas do PS no Barreiro.

Patrícia Gaspar, atual Secretária de Estado da Proteção Civil<br />
Será a mandatária geral das candidaturas do PS no Barreiro. "O apoio de Patrícia Gaspar representa um ato de enorme simbolismo, quer pela sua capacidade de trabalho e independência cívica, quer pelos elevados padrões éticos com que rege a sua vida pessoal, profissional e política, acreditamos que não poderia estar em maior sintonia com os valores que norteiam o trabalho que fazemos pela terra que amamos”, afirma André Pinotes Batista, Presidente do PS Barreiro.

PATRÍCIA GASPAR SERÁ MANDATÁRIA DA CANDIDATURA DO PS BARREIRO

Nos últimos dias, sob o mote “Crescer no Barreiro”, a candidatura Socialista às autárquicas de 2021, liderada pelo atual Presidente Frederico Rosa, tem vindo a apresentar os seus mandatários setoriais, no seguimento do enormíssimo envolvimento das forças vivas do Concelho. Um reforço cívico que o atual Presidente considerou indispensável para a concretização de um novo mandato com ainda mais vivacidade e capacidade transformadora.
Neste contexto, foi com particular orgulho e entusiasmo que o PS Barreiro anunciou que a independente barreirense, Patrícia Gaspar, atual Secretária de Estado da Proteção Civil, será a mandatária geral das suas candidaturas no Barreiro.
No entender de André Pinotes Batista, Presidente do PS Barreiro, “o apoio de Patrícia Gaspar representa um ato de enorme simbolismo, quer pela sua capacidade de trabalho e independência cívica, quer pelos elevados padrões éticos com que rege a sua vida pessoal, profissional e política, acreditamos que não poderia estar em maior sintonia com os valores que norteiam o trabalho que fazemos pela terra que amamos”, acrescentou o Deputado Socialista.
“A Patrícia Gaspar conhece muitíssimo bem o Barreiro e os Barreirenses conhecem ainda melhor a enorme estatura desta cidadã de corpo inteiro”, finalizou o também recandidato à Presidência da Assembleia Municipal do Barreiro
Começando por assumir a paixão que sente pela sua terra, a mandatária socialista começou por afirmar que "O Barreiro não se explica, mas ao invés sente-se!”. Neste contexto, destacando a segurança, identidade, vida cultural, associativa e desportiva, entre outras riquezas territoriais que aprecia, Patrícia Gaspar afirmou estar convicta que a sua terra tem condições para se continuar a transformar, para fixar cada vez mais as futuras gerações e para atrair quem procura uma vida tranquila, segura e com qualidade.
“Apoio o Frederico Rosa e o PS porque acredito num trabalho em equipa, com os parceiros locais, com o Estado Central, com quem vem por bem! Precisamos de garra e vontade de, com realismo e pragmatismo, criar novas e melhores condições, preservando o que de tão bom já existe, transformando problemas em oportunidades, gerando desenvolvimento responsável, sustentável e inclusivo”, acrescentou finalizando: “Acredito que juntos podemos ajudar a fazer a diferença!".
Recorde-se que a estrutura socialista foi uma das primeiras do País a aprovar os seus protagonistas para o embate autárquico de 2021. Dos protagonistas que vão executar um projeto político que acreditam pode “continuar a levar o Barreiro para a frente”, contam-se cerca de 30% de jovens com 35 anos ou menos, numa média de idades global de 44 anos. “O alinhamento socialista contará com uma igualdade de género quase absoluta, materializada em 51% de homens e 49% de mulheres”.
Nos últimos 19 dias, o PS lançou 19 embaixadores temáticos que constituem, pela sua prática de vida e independência, uma soma tremenda num projeto cívico e político com cada vez mais Barreiro como força motriz.
Vasco Firmino (Saúde), Luís Rino (Educação), Magda Rodrigues Ramos (Justiça), Orlando Russo (Empreendedorismo), Décio Martinez (Comércio Local), Paula Chucha (Ação Social), Joana Fonseca (Igualdade), Mariana Avó (Cultura), Tiago Neves (Ambiente), João Santos (Associativismo), Natércia Trindade (Competitividade), Luís Simão (Modernização), Ezequiel Feijão (Sénior), Érica Gil (Juventude), Jorge Leite (Inclusão Pessoas com Deficiência), Maysa Silva (Integração), Carlos Fernandes (Desporto), Manuela Espadinha (Inclusão) e Cláudia Santos (Bem Estar Animal) são cidadãos independentes que, livremente e de forma desinteressada associaram o seu rosto e as suas ideias a um projeto de sucesso que merece ter continuidade.

BIOGRAFIA DA MANDATÁRIA

Nascida em 1973, Patrícia Gaspar é Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, serviu na Marinha portuguesa entre 1996 e 2000, com atuação específica na área do Protocolo e da análise de informações estratégicas.
De acordo com a sua biografia oficial, em 2000 ingressou nos quadros do antigo SNPC, atual Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). De 2007 a 2013 viria a assumir o cargo de Adjunta de Operações Nacional e, mais tarde, foi nomeada Comandante Operacional Distrital de Setúbal, cargo que desempenhou com elevadíssimo reconhecimento até janeiro de 2017. Posteriormente desempenhou funções de Adjunta de Operações Nacional, do Comando Nacional de Operações de Socorro e mais tarde foi nomeada 2ª Comandante Operacional Nacional da ANEPC.
Durante o percurso ao nível das estruturas de proteção civil, trabalhou na área do planeamento operacional, apoio à decisão operacional, conceção e elaboração de diversos instrumentos de apoio à gestão de emergências, cooperação internacional em matéria de proteção civil e planeamento e organização de inúmeros exercícios, nacionais e internacionais.
Representou Portugal em diversos fora internacionais, é formadora nacional e internacional na área da proteção civil e perita certificada no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e das Nações Unidas, tendo participado em missões de assistência internacional ao abrigo destes mecanismos, assim como em outras missões de âmbito bilateral.
Recebeu vários louvores ao longo do seu percurso, tendo também sido agraciada com a Medalha Honra ao Mérito Defesa Civil pelo Coordenador Geral do Sistema de Defesa Civil do Rio de Janeiro, Brasil (2008), com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Prata, Distintivo Laranja pelo Ministro da Administração Interna (2011), com a Ordem de Timor Leste, pelo Presidente da República Democrática de Timor Leste (2016), e com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Ouro, Distintivo Laranja pelo Ministro da Administração Interna (2018).

Candidatura PS “Crescer no Barreiro”
06 de Junho de 2021

08.06.2021 - 20:21

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.