Conta Loios

bastidores

Bloco de Esquerda Barreiro
Maria Jorgete Teixeira Mandatária das Autárquicas 2021

Bloco de Esquerda Barreiro<br />
Maria Jorgete Teixeira Mandatária das Autárquicas 2021<br />
<br />
Maria Jorgete Teixeira, 72 anos, reformada, é a Mandatária do Bloco de Esquerda no concelho do Barreiro.
Nasceu no Cunene, em Angola. Frequentou o Liceu Nacional de Vila Real, e foi na Faculdade de Direito de lisboa que teve contacto com as lutas dos estudantes que se travavam contra o regime e a guerra colonial.

Participou ativamente nas lutas estudantis, fez parte de listas para a Associação de Estudantes da Faculdade de Direito e integrou o seu Grupo Cénico. Foi suspensa, em 1973, tal como outros e outras que se evidenciaram nas lutas estudantis. Não chegou a concluir o curso de Direito.
Mais tarde licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, na variante de Estudos Portugueses, pela Universidade Clássica de Lisboa.
Continuou a sua atividade profissional no Barreiro, onde reside há mais de trinta anos. Desempenhou vários cargos inerentes à docência e foi Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de escolas de Santo António. Foi ativista sindical e dirigente local/distrital do SGPL.
É sócia fundadora da IMAR e membro do grupo ACVG (Acão contra a violência de género) do Barreiro, bem como da Associação José Afonso e do núcleo do Barreiro/Moita. Dedica-se à escrita em várias vertentes, desde artigos de opinião à poesia e ficção. Tem três livros publicados.

Fonte - Bloco de Esquerda Barreiro

29.07.2021 - 22:11

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.