Conta Loios

bastidores

Frederico Rosa, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Barreiro
Túnel - uma barreira que divide de forma muito infeliz o território do Barreiro

Frederico Rosa, candidato do PS à presidência da Câmara Municipal do Barreiro<br />
Túnel - uma barreira que divide de forma muito infeliz o território do Barreiro “Relativamente à travessia pedonal Barreiro/Seixal, permito-me aproveitar a questão do Augusto Coelho para clarificar que o executivo que lidero, não só não desistiu deste projecto como, pelo contrário o sinalizou para o Plano de Recuperação e Resiliência”, afirma Frederico Rosa, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

Augusto Coelho, Membro do Rotary Clube do Barreiro, é o nosso convidado que formulou as seguintes perguntas aos candidatos:
O Túnel da Passagem desnivelada, existente na Rua Miguel Bombarda, embora tenha sido uma boa opção à altura, passados estes anos todos, com menor tráfego ferroviário, corta a ligação entre o Alto Seixalinho e Centro do Barreiro.
O comércio e a habitação na zona envolvente está destruído, e, o próprio túnel tornou-se propício a ações de vandalismo, que soluções têm para inverter a circulação no túnel, por exemplo, o comboio passar por baixo e os carros por cima ao nível térreo, desta forma alargando o centro do Barreiro?
Como avalia a importância da construção da ponte pedonal para o Seixal, visando dar escala intermunicipal à rede de ciclovias do concelho e aproximar os dois concelhos?
A Quinta Braamcamp e o futuro daquele espaço não devia ser amplamente discutido com a população e a decisão ser consensual entre a população e os partidos?”

Túnel - uma barreira que divide de forma muito infeliz o território do Barreiro

“A passagem desnivelada do caminho de ferro, vulgo Túnel, constitui uma barreira que divide de forma muito infeliz o território do Barreiro. A este propósito, nos últimos 4 anos, a CMB tem mantido um intenso diálogo com a tutela e as entidades desconcentradas do Estado, no sentido de prever uma solução futura que se possa juntar às requalificações em curso na zona envolvente da estação do Barreiro A e na Avenida da Liberdade, para aumentar esta centralidade da nossa cidade. Existem três soluções técnicas possíveis, mas é um dossier sobre o qual não vamos deixar de fazer sentir a nossa determinação junto do Governo”, salienta Frederico Rosa.

Executivo não desistiu da ponte pedonal Barreiro – Seixal sinalizou para o PRR

“Relativamente à travessia pedonal Barreiro/Seixal, permito-me aproveitar a questão do Augusto Coelho para clarificar que o executivo que lidero, não só não desistiu deste projecto como, pelo contrário o sinalizou para o Plano de Recuperação e Resiliência. Não obstante, herdámos um projecto que não só colidia com as infraestruturas futuras do Metro Sul do Tejo, como acarretava, por erro de projecto, um custo global de 6.000.000€, mais de 50% superior ao inicialmente previsto. O rigor ditou que o mesmo não pudesse avançar como forma tinha sido anunciado, mas mal planeado”. Refere o candidato do Partido Socialista.

Construção moderada que dê viabilidade à sua requalificação

“Por fim, relativamente à Quinta Braamcamp mantemos a nossa posição de princípio e que mereceu a aprovação de mais de 70% da população. Um território para usufruto públicos, com planeamento ambiental e com construção moderada que dê viabilidade à sua requalificação e manutenção futura. A este propósito o executivo promoveu debates públicos, visitou todas as escolas, reuniu bombeiros, polícias e outras forças vivas da sociedade. É um projecto participado e, não é o facto de existir uma providência cautelar intentada por uma associação cuja sede é a casa de um eleito da CDU, que nos impedirá de fazer aquilo que achamos melhor para o Barreiro: requalificação patrimonial, preservação ambiental e usufruto público de 85% deste território. Felizmente, apesar de todas as tentativas de bloqueio, interessados não faltam”, sublinha Frederico Rosa, candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara Municipal do Barreiro.

António Sousa Pereira

13.09.2021 - 21:20

Imprimir   imprimir

PUB.

Pesquisar outras notícias no Google

Design: Rostos Design

Fotografia e Textos: Jornal Rostos.

Copyright © 2002-2021 Todos os direitos reservados.